O homem deve fugir dos males como pecados e combater contra eles como por si mesmo.
Por
Emanuel Swedenborg
101. É
da Ordem Divina que o homem aja pelo livre segundo a razão, porquanto
agir pelo livre segundo a razão é agir por si mesmo. Mas estas
duas faculdades, o livre [ou liberdade] e a razão, não são
próprias do homem: pertencem ao Senhor no homem, e enquanto ele for
homem, não lhe são tiradas, visto que sem elas não
pode ser reformado, porque sem elas não pode fazer penitência,
não pode combater contra os males, nem produzir, por conseguinte,
frutos dignos da penitência. Ora, como o homem tem a liberdade e a
razão pelo Senhor, e por essas o homem age, segue-se que ele age
não por si, mas como por si. Que o homem seja livre pelo Senhor,
vide acima (ns. 19, 20), e na obra d'O Céu e o Inferno, ns. 589-596
e 597-603. E o que é o livre, vide na Doutrina da Nova Jerusalém
publicada em Londres em 1758, ns. 141 a 149. 102. O Senhor ama o homem e
quer habitar nele, e não pode amá-lo nem habitar nele, exceto
se for recebido e reciprocamente amado. É daí, e não
de outra parte, que há a conjunção. O Senhor, por esta
causa, deu ao homem a liberdade e a razão: liberdade de pensar e
de querer como por si mesmo, e a razão segundo a qual o faça.
Não é possível amar alguém nem lhe ser conjunto
se não houver nele o recíproco. E não é possível
entrar em alguém nem permanecer nele se não houver recepção.
Como a recepção e a reciprocidade estão no homem pelo
Senhor, por isso o Senhor disse:
"Permanecei em Mim, e Eu em vós". (João 15:4);
"Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse produz muito fruto." (João
15:5);
"Nesse dia conhecereis que vós estais em Mim, e Eu em vós."
(João 14:20).
Que o Senhor esteja nos veros e nos bens que o homem recebe e estão
no homem, Ele o ensina também:
"Se permanecerdes em Mim, e Minhas palavras permanecerem em vós
habitem ... Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor."
(Jo. 15:7,10);
"Aquele que tem os Meus mandamentos e os faz, esse é que me
ama, e Eu o amarei, e nele habitarei." (Jo. 21:23).
Assim, o Senhor habita naquilo que Lhe pertence no homem, e o homem habita
nas coisas que procedem do Senhor, assim, no Senhor.
103. Visto que há no homem, pelo Senhor, esse recíproco e
esse alternativo, e, assim, o mútuo, por isso o Senhor diz que o
homem deve fazer penitência, e ninguém pode fazer penitência
senão como por si mesmo.
Jesus disse: "Se não fizerdes penitência, vós todos
perecereis." (Luc. 13:3, 5);
Jesus disse: "O reino de Deus está próximo, fazei penitência...
crede no Evangelho". (Marcos 1:14, 15);
Jesus disse: "Vim para chamar... os pecadores à penitência."
(Luc. 5:32).
Jesus disse às Igrejas: "Fazei penitência". (Apoc.
2:5, 16, 21, 22; 3:3). Depois também: "Não fizeram penitência
de suas obras." (Apoc. 16:11).
104. Como há no homem, pelo Senhor, esse recíproco e esse
alternativo, e, assim, o mútuo, por isso o Senhor disse que o homem
deve cumprir os preceitos e produzir frutos:
"Por que... Me chamais Senhor, Senhor! e não fazeis o que Eu
digo?" (Lucas 6:46-49);
"Se sabeis estas coisas, felizes sois, se as fizerdes". (João
13:17);
"Meus amigos sois, se fizerdes o que vos mando". (João
15:14);
"Aquele que faz e ensina, será chamado grande no reino dos céus".
(Mat. 5:19).
"Todo aquele... que escuta as Minhas palavras e as pratica, compará-lo-ei
a um homem prudente". (Mat. 7:24);
"Produzi frutos dignos da penitência." (Mat. 3:8);
"Fazei a árvore boa, e seu fruto bom." (Mat. 12:33);
"O reino... será dado a uma nação que produz seus
frutos". (Mat. 21:43);
"Toda árvore que não produz frutos... é cortada
e no fogo lançada". (Mat. 7:19).
E em muitos outros lugares. Pelo que se torna evidente que o homem deve
fazer por si mesmo, mas pelo poder do Senhor, o qual ele deve implorar;
e é isso fazer como por si mesmo.
105. Como há no homem, pelo Senhor, o recíproco e o alternativo,
e, assim, o mútuo, por isso o homem prestará conta de suas
obras, e será retribuído segundo as obras, porque o Senhor
disse:
"Virá... o Filho do homem virá... e dará a cada
um segundo os seus feitos." (Mat. 16:27).
"Os que tiverem feito os bens sairão em ressurreição
de vida; e os que tiverem feito os males, em ressurreição
de juízo." (João 5:29);
"As suas obras seguem com eles". (Apoc. 14:13);
"Todos foram julgados segundo as suas obras." (Apoc. 20:13);
"Eis, venho... e a Minha recompensa comigo, para dar a cada um segundo
a sua obra." (Apoc. 22:12).
Se não houvesse o recíproco no homem, não haveria imputação
alguma.
106. Como a recepção e o recíproco estão no
homem, por isso a Igreja ensina que o homem deve se examinar, confessar
seus pecados diante de Deus, desistir deles e viver nova vida. Que toda
Igreja no mundo cristão ensina isso, é o que se viu acima
(ns. 3-8).
107. Se não houvesse recepção da parte do homem, e,
então, o pensamento como se procedendo dele, não se poderia
dizer coisa alguma da fé, pois a fé não vem tampouco
do homem. De outro modo, o homem seria como a palha ao vento, e seria como
inanimado, com a boca aberta e as mãos pendidas, esperando o influxo,
nada pensando e nada fazendo quanto às coisas que pertencem à
sua salvação. A verdade é que nada faz a respeito delas,
mas, no entanto, reage como por si mesmo. Mas essas coisas serão
referidas sob luz ainda mais clara nos tratado sobre a Sabedoria Angélica.