O
Senhor é o Deus do céu
O Céu E As Suas Maravilhas e o Inferno Segundo O Que Foi Ouvido E Visto
Por Emanuel Swedenborg
2. A primeira
coisa que se deve saber é quem é o Deus do céu, porque
tudo o mais disso depende. Em todo o céu não se reconhece
outro Deus senão o Senhor, só, e lá se diz como Ele
Próprio ensinou: "Que Ele é um com o Pai, que o Pai está
n'Ele e Ele no Pai, que quem O vê também vê o Pai e que
tudo que é santo procede d'Ele (João 10:30 e 38; 14:9 a 11;
16:13 a 15). Falei com os anjos muitas vezes sobre esse assunto e eles se
manifestaram firmemente, dizendo que no céu não podiam distinguir
o Divino em três, porque sabem e percebem que o Divino é Um
e que este Um está no Senhor. Disseram, ainda, que os da igreja que
vêm do mundo e têm a idéia de três seres Divinos
não podem ser admitidos no céu, pois que o pensamento deles
vagueia de um Ser Divino a outro, e lá não é permitido
pensar três e dizer um, porque cada um no céu fala pelo pensamento,
pois a linguagem lá é o produto imediato do pensamento, ou
o pensamento que fala. Assim, os que, no mundo, distinguiram o Divino em
três e aceitaram uma idéia diferente de cada um, e não
fizeram e concentraram uma idéia una no Senhor, não podem
ser recebidos no céu, pois lá há a comunicação
de todos os pensamentos; portanto, se para o céu viesse alguém
que pensasse em três e falasse um, seria logo conhecido e rejeitado.
Deve-se saber, porém, que todos os que não separaram a verdade
do bem ou a fé do amor, quando são instruídos na outra
vida, recebem e aceitam a idéia celeste do Senhor de que Ele é
o Deus do universo. Na verdade, de outro modo ocorre com os que separaram
a fé da vida, isto é, com os que não viveram os preceitos
de uma verdadeira fé.
3. Aqueles que na igreja negaram o Senhor e reconheceram só o Pai,
e se confirmaram nessa fé, estão fora do céu. E, como
não podem receber influxo algum do céu, onde só o Senhor
é adorado, eles perdem gradualmente a capacidade de pensar a verdade
sobre qualquer assunto e finalmente se tornam como se fossem mudos, perdem
o poder de falar, ou falam estupidamente. Eles caminham sem rumo e seus
braços balançam e apresentam vibrações, porque
carecem de força nas juntas. Aqueles que, como os socinianos, negaram
o Divino do Senhor e reconheceram somente o Seu Humano, semelhantemente
estão fora do céu. Eles são levados para uma caverna
um pouco à direita e precipitam-se na profundidade; são, assim,
separados inteiramente dos demais que vêm do mundo cristão.
Finalmente, aqueles que diziam crer em um Divino invisível, que eles
chamam Ente do universo, pelo qual tudo existe, e rejeitam toda a fé
no Senhor, esses são notoriamente descrentes, porque não acreditam
em nenhum Deus, uma vez que o Divino invisível, para eles, pertence
à natureza nos seus primórdios, no que não incide fé
nem amor, porque não pode ser um objeto do pensamento; eles são
relegados entre os que são chamados naturalistas. Não sucede
o mesmo com os que nascem fora da igreja, os quais se chamam gentios; destes
se tratará depois.
4. Todas as crianças, que constituem a terça parte do céu,
são iniciadas no conhecimento e na fé que o Senhor é
seu Pai e, além disso, que Ele é o Senhor de todos, assim
o Deus do céu e da terra. Em páginas posteriores, ver-se-á
que as crianças crescem no céu e se aperfeiçoam por
meio dos conhecimentos, até alcançarem a inteligência
e a sabedoria angélicas.
5. Aqueles que são da igreja não podem duvidar que o Senhor
é o Deus do céu. Ele Próprio ensinou que "todas
as coisas do Pai são d'Ele (Mateus 11:27; João 16:15 e 17:12)
e que Ele tem todo o poder no céu e na terra" (Mateus 28:18).
Ele diz "no céu e na terra", porque Aquele que governa
o céu governa também a terra, pois um depende do outro. Governar
o céu e a terra significa receber do Senhor todo o bem que pertence
ao amor e toda a verdade que pertence à fé, assim receber
toda a inteligência e sabedoria e, desse modo, toda a felicidade;
em resumo, a vida eterna. Isto o Senhor ensinou, dizendo: "Aquele que
crê no Filho tem a vida eterna; quem, todavia, não crê
no Filho não verá a vida" (João 3:36). E mais:
"Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim
ainda que morra viverá, e qualquer que vive e crê em Mim não
morrerá na eternidade" (João 11:25 e 26). E ainda: "Eu
sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6).
6. Havia certos espíritos que, enquanto viviam no mundo, professavam
crer no Pai, mas a respeito do Senhor eles tinham tido a mesma idéia
como de qualquer outro homem e, por isso, não creram que Ele fosse
o Deus do céu. Por isso, lhes foi permitido que andassem por toda
a parte e perguntassem onde quisessem se havia outro céu além
do céu do Senhor. Procuraram por muitos dias, mas em nenhuma parte
encontraram outro. Tais espíritos são os que põem a
felicidade na glória e no domínio. E, como foram incapazes
de alcançar o que eles desejavam, quando lhes foi dito que o céu
não consiste em tais coisas, eles se indignaram e desejaram um céu
onde pudessem dominar os outros e pudessem ser eminentes em glória
como no mundo.