O
Homem pode atingir diferentes eleições
Louis Claude de Saint Martin
Deixe
este homem ter coragem e perseverança e não se limitar a uma
mera eleição de purificação; deixe-o aspirar a
obter a eleição da vocação e do ensinamento; ou
ainda a eleição da intenção e da vontade, que
por sua vez não é tudo; pois o Homem ainda não é
nada sem ser conduzido na eleição da ação e da
operação; e mesmo esta última eleição ainda
não pode ser levada em conta até que se torne como o ETERNO.
Pois o ETERNO é a expressão que tem caracterizado Aquele que
É, uma vez que O descreve na sua existência.
A ação de Deus, um foco vivificante no Homem.
Ora, Sua existência está mais longe de nós do que Sua
ação; e Sua ação é o que serve como Seu
intermediário. E nós não somos nada, caímos na
anulação se a ação e o movimento divino não
são constantes e universais em nós.
Não vemos nosso sangue dissolver, purificar e sutilizar continuamente
toda a matéria bruta com a qual o saturamos? e que sem isto o peso
desta matéria bruta e sua corrupção colocariam um fim
em nossa existência? Não vemos que se a natureza não tivesse,
em si, um princípio vivificante que executasse por ela as funções
de nosso sangue, ela já teria sucumbido às forças corrosivas
que agem contra ela e a contaminam?
Portanto, em nossa região espiritual, deve haver um Foco vivificante
ativo para decompor e retificar, sem cessar, todas as substâncias falsas
e venenosas com as quais somos preenchidos diariamente, senão por nós
mesmos, pelo contato com nossos semelhantes. Se assim não fosse, estaríamos
todos na completa morte espiritual.
Este foco é aquele princípio universal da vida eterna e real
no Homem, que renova continuamente o pacto divino em nós; Ele nunca
nos deixa órfãos se aceitamos Seus presentes: mas é também
aquele poder vivificante que negligenciamos e ignoramos a cada minuto, embora
ele nunca deixe de estar bem perto de nós. E se poderia dizer de nós
o que foi dito em São João (XIII.18): "Aquele que come
o meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar".
O Foco da ação cria espelhos da Sabedoria ao nosso redor.
A nossa junção com esta ação vital e vivificante
é uma necessidade fundamental de nosso ser; mais que isto, só
ela pode satisfazer esta necessidade urgente; é ela também que
mais contribui para nossas verdadeiras satisfações ao nos colocar
em condições de fazer com que tanta sabedoria desabroche à
nossa volta, a qual reflete o fruto de nossas obras; e, assim como a Sabedoria
Eterna faz com Deus, ela nos dá a felicidade de ver que são
boas.
Pois todos os seres divinos e espirituais necessitam destas sabedorias, para
servirem como espelhos aos seus próprios espíritos, assim como
eles mesmos servem ao Espírito da Divindade; e somente a classe material
animal não tem necessidade destes espelhos, pois esta classe não
tem obras de sabedoria a produzir.
O poder da ação de Deus sobre nossos irmãos e todas as
coisas.
Ora, o poder da ação vivificante divina em nós se estende
a nada menos do que nos fazer abrir o centro mais íntimo das almas
de nossos irmãos, passados, presentes e futuros, a fim de que todos
possam assinar juntos o pacto divino; ele nos capacita a abrir o centro interior
de todos os tesouros naturais e espirituais, dissimilados por todas as regiões;
ele restitui a nós aquilo que é, ou seja, a ação
de todas as coisas. Esta é a razão pela qual há tantos
homens desprovidos de inteligência neste mundo; pois não há
nenhum que realmente trabalhe para se tornar a ação das coisas:
"Não há nenhum que faz o bem; não, nenhum".
Como podemos atingir esta ação: através do Espírito,
e da voz espiritual do Homem.
É pela invasão do Espírito em nós, e da ardente
aspiração de nosso próprio espírito, que podemos
chegar a ser a ação das coisas; porque através desta
aspiração livramos cada princípio de seu revestimento,
e damo-lhe a possibilidade de manifestar suas propriedades; uma aspiração
que causa em nós, o que a respiração causa nos animais,
ou o ar causa na Natureza.
Estritamente falando, podemos dizer que todas as coisas em todas as minúcias
de cada ordem das coisas são feitas pelo espírito e pelo ar;
na natureza elementar, só o ar está livre e libera todas as
coisas, assim como na natureza espiritual, aqui embaixo, só o espírito
do Homem tem este duplo privilégio; é justamente pelo ar estar
livre, que a voz do Homem Espírito possui tais direitos extensivos
a todas as regiões.
Pois, em seus concertos musicais, onde o homem tenta desenvolver todas as
maravilhas da música, os acompanhamentos representam a atuação
das correspondências, natural, espiritual, celestial e infernal à
voz do Homem, que tem o direito da mudar todas as regiões à
vontade, e fazê-las tomar parte de seus relacionamentos.
Magia Divina, o princípio desta ação.
Mas como o Espírito do Homem penetra até o Centro Universal,
não devemos nos surpreender, ao vermos os homens tão fascinados
e levados por seus respectivos dons, talentos e ocupações, a
ponto de se devotarem a si próprios. Tudo isto aponta a um único
termo, o de que a Magia Divina envolve, preenche e penetra todas as coisas.
Se os homens dirigissem suas aspirações, nunca com tão
pouca constância, a qualquer das direções onde esta magia
pode, provavelmente, ser encontrada (a propósito, a fecundidade das
fontes divinas esta quase que em todo lugar, tanto na ordem espiritual como
na ordem natural), não estariam longe de chegar a uma destas origens,
das quais todas possuem a mesma magia como princípio, e eles rapidamente
se intoxicariam com deleites, que embora venham de diferentes canais, todos
têm o mesmo fundamento em Deus.
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