A Oração
é para o nosso intelecto, o mesmo que a respiração
é para o nosso corpo como bem disse .L.C. de Saint-Martin, em seu
livro Le Naturel, i, p.178. São engendrados os ensinos das religiões
tradicionais do Ocidente para a educação das crianças.
Hoje praticamente, os trabalhos dos místicos se excluíram,
nada há disponível aos adultos, relativo à prática
da oração. Há somente Escritas místicas que
só são acessível a alguns, modernos adultos que olharam
em meditação com a fonte exclusiva da direção
espiritual. Embora ambas as técnicas têm muito em comum, eles
não podem substituir um ao outro completamente. Entre os muito pouco
trabalho dedicado a orações mais maduras é: A Ciência
da Oração, pôr Ernest Wood. Este manual pequeno e prático
é, eu acredito, a melhor introdução para as técnicas
de oração tradicionais do Ocidente. As dez orações
de Saint-Martin, apresentadas daqui pôr diante na tradução
de Arthur E. Waite, nunca foi pretendido que fosse memorizada, ou usada
literalmente, elas simplesmente são exemplos de um estilo literário
que desapareceu na Revolução francesa . Nós mantivemos
a ortografia original e a sintaxe, carregada de alguns do caráter
tradicional das escritas de Saint-Martin. O estudo de tais textos pode nos
guiar porém na formulação de nossas próprias
orações, quando as necessidades de nosso desenvolvimento espiritual
requererão a prática deste exercício de espiritualidade.
Ernest Wood faz um paralelo entre as três fases da meditação:
concentração, meditação, contemplação;
as três fases de oração são particularmente úteis
na compreensão dos textos de Saint-Martin. Estas orações
são a formulação de uma experiência meditativa
e usam o pensamento e a palavra escrita, no mundo presente da existência:
em nossa vida diária. Para ele, o começo de todas as verdades
estão na natureza, mas a consumação dela está
na oração. Inclui todas as religiões, porque submerge
nossa alma naquele charme sagrado que o magismo divino do que são
realmente, não só explica a diversidade das religiões
dos homens, mas justifica os seus exageros aparentes, desde onde quer que
nós achemos a Deus que nós nos encontramos com este magismo
que é de fato a manifestação da faculdade das maravilhas.
Pôr sua ajuda, nós podemos passar incólume pôr
todos os perigos, até mesmo sem os perceber; nós podemos suportar
fadiga sem os sentir; porque a quase desativada paz, quase prazerosa, pôr
cima dos males, em cima de perigos, em cima da fadiga, em cima de morte,
dando ao nosso ego imperecível, os poderes que o apóiam nisto
para seu fim. A Oração só é atingida realmente
quando nós tivermos sucesso fazendo as orações que
eles pedem para nós e para nós, e não aquelas que são
forçadas pôr nós pela necessidade de os conformar, ou
buscando fórmulas, ou em observância infantil ou escrupulosa,
mas somente tem que pesar em todas as faculdades que compõem nossa
existência.
Tal oração não obtém nada até que adquirisse
aquele caráter de unidade ativa que leva isto além do tempo
e faz o canal natural das maravilhas da eternidade. A alma é o nome
de Deus, e se nós obtemos a santificação daquele nome
dentro de nós, naquele mesmo momento, os canais das maravilhas da
eternidade aberta para nós, e estas bênçãos podem
não ser distribuídos pôr nós somente, mas pôr
toda parte em nossos ambientes. Pôr este caminho, nós somos
trazidos para se tornar a verdadeira imagem e a semelhança de Deus.
Mas é insuficiente exigir de Deus que Ele deve descer em nós;
até mesmo se isto acontece, nós não realizamos nada
a menos que Ele permaneça lá. Nós também poderíamos
dizer: é insuficiente desenvolver esta faculdade para alcançar
a consciência divina dentro de si mesmo; até mesmo quando acontece,
nós não realizamos nada a menos que aquela consciência
fique permanente. Afortunadamente para as crianças dele, Deus é
um Rei que sempre entra no Reino dele e nunca particiona isto! Quando a
oração, como uma proteção contra o orgulho e
especialmente o orgulho da mente, tem rebote assim em nossa mente e nosso
coração para Deus, e abrindo a tesouraria divina dentro de
nós, nós nos sentimos aquecidos e avivamos pôr todas
as forças divinas; são postas as fundações da
convenção dentro de nós; e o próprio espírito
santo opera pôr vários presentes ou funções.
E todas as tais funções e presentes operam dentro de nós
em um doce salto e em harmonia, descrevendo a verdadeira e santa fraternidade
de todas as crianças de Deus.
PRIMEIRA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Fonte ETERNA
de tudo que é, Tu de quem os espíritos perdidos no erro e
na escuridão para o mentiroso que os cortou para fora de teu amor,
envia até ele que busca em ti um espírito de verdade e o une
para sempre em tu. O poder do fogo deste espírito me consome em todo
os rastros do homem velho, e, tendo os consumido, possa produzir dessas
cinzas um homem novo, em quem Tua mão sagrada não teve nenhum
desdém para verter o Cristo santo! Seja este o fim da penitência
e seus labutar longo, e possa a vida de Ti que está em todos lugares
em pessoa transforme meu ser inteiro na unidade de sua imagem repentinamente,
e o meu coração na unidade de teu amor, minha atividade na
unidade dos trabalhos da justiça, e o meu pensamento na unidade de
todas as luzes. Tu pontifica a impõem grandes sacrifícios
no homem, só para o compelir a buscar todas as suas riquezas e todas
as suas delícias, e Tu docemente o forçam a somente buscar
todos estes tesouros porque Tu sabes que eles só o pode fazer feliz,
pois somente Tu os possuem, tu o acelera e geraram e os criaram. Verdadeiramente,
O Deus de minha vida, eu não posso achar em nenhuma parte economia
nesta arvore e nem na a raiz e da realização de meu ser. Tu
também aliavas no coração do homem a inclinar que só
Tu tens o repouso. Então, não cesse para umas operações
repentinas e imediatas em mim, que não só possa eu viver,
mas que aquele nome possa ser conhecido entre as nações. Os
teus profetas declararam que o morto não pode te louvar; não
deixe então nunca que a morte venha perto de mim, porque eu me queimo
para oferecer para tu o elogio imortal; eu queimo com deseja que o Filho
Eterno da Verdade nunca possa ter que reprovar o coração do
homem não tenha a menor turvação de teu esplendor ou
tenha a menor diminuição de seu poder. Deus de minha vida,
a expressão vocal de quem o Nome realiza todas as coisas, restabeleça
a minha a natureza do qual Tu me tens dado no primário, e eu manifestarei
aquele Nome entre as nações, e eles aprenderão que
Tua arte só o seu Deus, só tu es a vida essencial, como só
Tu tem a arte do movimento e do princípio do motivo de todos os seres.
Faças tua semeia a semente de desejos de Ti na alma do homem, naquele
campo onde nenhum pode competir com Tu, desde que é Tu quem nos trouxe
a esta existência. Porque Teu desejo tem na alma, pela força
de amor teu, pode ser arrebatada das profundidades que seguram pôr
baixo e o tragariam para sempre para cima. Para mim o reino das imagens;
difunde as barreiras fantásticas que colocam um imenso intervalo
de expansão da escuridão espessa entre Tua luz vivente e eu,
a entomologia do eu em dobro. Mostre até a mim o caráter sagrado
e o selo divino do qual a Tua arte o guarda; perfura o centro de minha alma
com o fogo que queima em minha alma possa queimar como a arvore até
que saiba Tenor inefável da vida e as delícias
inesgotáveis do teor da existência eterna. Sou Muito fraco
para suportar o peso do teu Nome, eu parto de Ti que me deu a tarefa de
erguer seu edifício completo e de pôr Tuas primeiras fundações
nas profundidades daquela alma que Tu me deu para ser uma tocha e mostrar
a luz às nações, para que nenhum mais more mais na
escuridão. Obrigado a Ti, O Deus de paz e amor! obrigado esteja para
comigo, porque Tu tens estado atento de mim, e não tens mais largado
minha alma o que mais deveria querer, para que os inimigos de Teu reino
possa dizer que o Pai forja as crianças dele ou está impossibilitado
os manter.
SEGUNDA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Eu me aproximarei de Ti, Tu Deus de meu ser; eu me aproximarei de Ti, todo
sujo como eu sou; eu mostrarei para mim mesmo com confiança ante
Ti; eu entrarei até Ti no nome Trino da existência eterna,
no nome de minha vida, no nome da tua aliança santa com os homem.
Estas oferendas serão para Ti um sacrifício aceitável
no qual o teu Espírito enviará seu fogo divino, para consumir
e transportar isto para Teu domicílio sagrado, com tudo carregados
e enchido dos desejos de uma alma necessitada que só suspira pôr
Ti. Senhor, Senhor! quando é que eu ouvirei para me articular no
abismo de minha alma que se consola com a palavra vivente que chama no homem
pelo nome dele e proclama o alistamento dele no exército divino,
e quando é que ele deveria ser enumerado entre os seus criados ?
Pelo poder daquela palavra santa deva eu achar rapidamente que eu cerquei
pelo memoriais eterno de poder de Te ama, com que eu avançarei
corajosamente contra os inimigos da trindade, e eles fugirão antes
dos raios terríveis que flamejam de Tua palavra vitoriosa. Ai, Ó
Senhor! um homem de miséria e escuridão para que apreciará
tais aspirações altas, tais esperanças orgulhosas?
Em lugar de golpear o inimigo, ele não deve buscar só uma
proteção de seu sopro ? Não será Fornecido mais
nenhum braço mais longo, não está ele, como um objeto
desprezível, reduziu as lágrimas da vergonha e ignomínia
nas moitas da retirada
dele, impossibilitado de mostrar para ele antes do dia? Em lugar desses
hinos triunfantes que uma vez o seguiram nas conquistas dele, ele não
é sentenciado a só ser ouvido entre os suspiros e gemidos?
Testemunharei pelo menos um benefício, Ó Senhor que quando
Tu procuras meu coração e minhas rédeas, Tu sabes que
nunca os vais achar sem o Teu amor. Eu sinto, e sentiria incessantemente,
que todo o tempo não é o bastante para o elogio de Teu realizar
deste trabalho santo até certo ponto que será merecedor de
Tu, os meus sendo inteiros devem ser possuídos e devem ser fixados
no movimento da eternidade Trina. Então, Grande Ó Deus de
toda a vida e todo o amor, que minha alma possa reforçar minha fraqueza
com a tua força; Eu peço licença para entrar em uma
santa liga com Tu pelo qual eu serei invencível à vista de
meus inimigos que me ligarão assim pelos desejos de meu coração
e da Trindade que Tu sempre me achara como um zeloso para conservar Tua
gloria para Tu, Ó Senhor, arte ansiosa para minha libertação
e beatitude.
TERCEIRA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Cônjuge
de minha alma! pôr quem concebeu o desejo da sabedoria, me ajude para
dar à luz a este filho bem-amado de quem eu nunca posso apreciar
suficientemente. Tão logo como ele vê a luz, o submerge nas
puras águas batismais que dá vida ao Espírito, e é
assim ele sempre numerou entre os iniciados fieis da Igreja do mais Alto.
Como uma mãe tenra, faça Tu o levar nos braços da Trindade
até aos meus membros fracos tenha força pelo apoio dele, e
o proteja de tudo aquilo que é prejudicial. Cônjuge de minha
alma! desconhecido excluído pelo humilde, eu faço homenagem
a ti dê poder, e eu não confiaria a outras mãos do que
a do filho da trindade de amor
que Tu tens me dado. Ó nutra-me, assista pôr cima bem cedo
os passos dele e o instrua quando ele cresce no louvor que ele deve ao Pai,
que os seus dias possam ser longos na terra; o inspire com o respeito e
o amor para o poder e as virtudes dele de que tens lhe dado. Cônjuge
de minha alma! também me inspire, eu primeiro, nutrir esta criança
preciosa incessantemente com o leite espiritual do qual Tu formou em meu
peito. Mais que eu sempre vejo no meu filho a imagem do Pai, no Pai a semelhança
de meu filho, e de todos esses de quem Tu mais gera dentro de mim pelo curso
incorruptível das eternidades. Cônjuge de minha alma!: só
conhecido aos santificados, seja Tu imediatamente o mentor e o modelo desta
criança de teu Espírito que em todas as vezes e lugares os
trabalhos dele e o exemplo podem proclamar a origem divina dele. Lugar perpétuo
antes dos povos da majestade do teu e Nome. Cônjuge de minha alma!
tal é as delícias que Tu preparastes para esses que te amam
e buscam a união com Ti. Pereça sempre o ultimo porque ele
me tentaria para quebrar nossa aliança sagrada! Pereça sempre
o ultimo ele que me persuadiria a preferir outro cônjuge! Cônjuge
de minha alma! Leve-me rapidamente como a sua própria criança;
deixe-me ser como esta criança, e verta em nós todas as graças
que nós
não merecemos ambos de recebem o teu amor. Que Eu possa mais viver
se as vozes minha e de meu filho fique proibidas de nos unir para a celebração
eterna dos louvores a ti em cânticos, como rios inesgotáveis
sempre gerados pela sensação das maravilhas de Tu e que tu
tens o poder inefável.
QUARTA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Como eu deveria ousar, Ó Senhor, para que num momento me contemplar sem tremer ao horror de minha miséria! Eu moro no meio de minhas próprias iniqüidade, a fruta de toda a maneira de excessos que se tornaram até mesmo como um vestuário; eu enfureci todas minhas leis, eu abusei de minha alma, eu abusei de meu corpo; eu vi, e vira diariamente, uma conta doente sem todas as graças de teu amor continuamente Trino pela criatura ingrata e incrédula que sou. Para Tu eu deveria sacrificar tudo e não deveria dar nada até o tempo em que a tua visão me fosso como a de um ídolo, sem vida e entendimento; contudo eu dedico tudo até o tempo e nada de Ti. Assim fazendo eu me lancei anteriormente no abismo da confusão, entregado para a adoração idólatra onde o teu nome não é conhecido. Eu agi como o insensato e ignorante deste mundo que gasta todos seus esforços para exterminar os decretos terríveis da justiça e fazer deste lugar de provação o mais longo da labuta e sofrendo aos seus olhos . Deus de paz e Deus da verdade, se a confissão de minhas faltas é insuficiente para a nossa remissão, se lembre dele que os lavou e Ele e os lava no sangue do corpo dele, a alma dele, e do amor dele. Como o fogo que consome todas as substâncias materiais e impuras como este fogo que é a imagem dele, Ele se devolveu a Ti, livre de todas as manchas da terra. E A Ele e pôr Ele só com o trabalho de minha purificação do renascimento tenha sido cumprido. E somente Ele tem a majestade sagrada suportada para considerar o homem, pois somente Tu és o voluntarioso para apressar nossa cura e nossa salvação. Contemplando com os olhos do seu amor que limpa tudo a ponto de não se ver mais nenhuma mais qualquer deformidade no homem, mas só aquela faísca divina que está em Tua própria semelhança de teu ardor sagrado que arrasta a perpetualidade para isto, como uma propriedade da tua fonte divina. Ó Senhor, Tu só contempla o que é verdade e puro como teu ser; o mal está além do alcance exaltado da visão, e conseqüentemente o homem mau está como a um a quem Tu nem se lembra mais, a quem os teus olhos não podem fixar, desde que ele não tenha mais nenhum tempo a mais ou qualquer correspondência com Tu. Neste abismo de horror eu, todavia, ousei morar; não há nenhum outro lugar para o homem que não é mais submergido no abismo da compaixão de si. Ainda que não seja mais cedo faz ele virar o seu coração e os olhos das profundidades da iniqüidade que ele se acha naquele oceano da clemência que o cerca e a todas as criaturas de Ti. Assim vou eu me curvar ante ti em minha vergonha e a sensação de minha miséria; o fogo de meu sofrimento secará dentro de mim o abismo de meu ser pecaminoso, e lá permanecerá em mim só o reino eterno da tua clemência .
QUINTA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Leve de volta meu testamento, Ó Senhor, leve de volta meu testamento;
para ver se eu posso suspender isto pôr um momento ante Tu, nas torrentes
da vida de Tua iluminação e não tem nada que possa
resistir a ela, verterá impetuosamente dentro de mim. Me ajude a
demolir as barreiras cheias de aflição que me separam de ti;
me arme contra mim; triunfo dentro de mim em cima de todos os inimigos da
trindade e mina subjugando meu testamento.
O Princípio Eterno de toda a alegria e de toda a verdade! quando
eu serei renovado assim sem os tortuosos caminhos do meu consciente e do
ego, haverá economia no teu afeto permanente exclusivamente avivado
em vão? Quando todo tipo de privação aparecerá
a mim numa vantagem, me preservando de toda a escravidão, e me deixando
amplo em pretender se ligar à liberdade do espírito de Tua
sabedoria? Quando males aparecerão a mim como favores estendido pôr
Ti, como tantas oportunidades de Vitória, tantas ocasiões
de recepção que te dão as coroas de glória e
que Tu distribui a todos esses que lutam em teu nome ? Quando todas as vantagens
e alegrias desta vida se tornarão a mim como tantas armadilhas, incessantemente
fixado pelo inimigo que pode estabelecer em nosso coração
um deus da mentira e sedução em lugar daquele Deus de paz
e verdade que deveriam reinar lá para sempre? Quando, em represália,
deva o zelo santo de teu amor e o ardor de minha união com Tu me
reja e me faça renunciar com delícia minha vida, minha felicidade,
com todos os afetos a este estrangeiro que é uma criatura chamada
homem, assim o amor pôr Ti que tens determinado minha total entrega
á ele, que ele poderia ser inflamado através do exemplo teu
? Eu sei, Ó Senhor que nem todos são transportado pôr
esta devoção santa e não é merecedor de Ti,
e não faz contudo o primeiro passo em direção a ti.
O teu conhecimento vai a solicitude do crente que nunca partir disto pôr
um momento, nisto é o um, o verdadeiro lugar primeiro para a alma
do homem; ele não pode entrar no aqui agora sem estar imediatamente
cheio com o rapto, como se todo o seu ser fosse renovado e revificado em
todas as suas faculdades pelas primaveras de tua própria vida, nem
ele pode retirar o aqui agora sem se ver entregue em seguida para todos
os horrores da incerteza, perigo, e morte. rapidez, Deus da consolação,
radiante, Deus de poder, comunique a meu coração um desses
puros movimentos de Teu testamento santo e invencível! A pessoa só
é precisa ao estabelecer o reinado da eternidade, e para ser constante
com a resistência universal de todos os testamentos estrangeiros que
se combinam em minha alma, note, prepare o corpo para esta batalha. Então
deva eu me abandonar para meu Deus na doce efusão de minha fé,
então deva eu proclamar os trabalhos maravilhosos dele. Os Homens
não são merecedores de Tuas maravilhas, ou contemplar a doçura
da Tua sabedoria, ou a profundidade das Tuas deliberações;
e eu, inseto vil que eu sou, eu posso igualar aos que me rodeiam, quem é
merecem só as visitações da justiça e da ira?
Senhor, Senhor! possa a estrela de Jacob me dar o descanso por um momento
para mim; possa Tua luz santa Ter inflamado em meu pensamento, e Tu vais
ser mais puro em meu coração!
SEXTA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Escuta, minha alma, Escuta, e seja consolado na minha angústia ! Há um Deus poderoso que empreende para curar todas as minhas feridas . Somente Ele tem este poder supremo, e Ele somente exercita isto para aqueles que reconhecem que Ele possui isto e é seu administrador zeloso. Não entre antes dele disfarçado como a esposa de Jeroboão de quem o profeta subjugou com repreensões; venha com bastante humildade e confiança que deveriam ser inspiradas pôr uma sensação de males e horrores, e daquele Poder Universal que não venha a morte de um pecador, desde que é Ele quem criou almas. Deixe cumprir o tempo de sua lei em todas as coisas do tempo; não acelere teus trabalhos através de desordens; demore mais não pôr falsos desejos e especulações vão, a herança do bobo. Tido a ver só com um fio de cura interior, tua libertação espiritual, colecione com cuidado as forças escassas que cada período temporal desenvolve dentro de ti; faça uso destes movimentos secretos da vida para já ter mais próximo seu diário até Ele que possuiria teu no peito, e compartilha a doce subida da liberdade de um ser que desfruta completamente o uso de todas suas faculdades sem Ter que sempre encontrar um impedimento. Quando é que estes êxtases felizes te transportam, pessoalmente sei do aumento na cama de teu duelo, e chora até este Deus de clemência e Todo Poderoso: Senhor, Tu se deixe adoecer na escravidão e se envergonhar desta imagem anterior de si mesmo a quem as idades podem ter sido enterrados debaixo do de seu próprio pó mas nunca os pôde apagar? Ousou a Ter falhado pôr esses dias quando deveria morar no seu próprio esplendor da tua e glória. Tu somente tem fechado o olho da eternidade, e foi mergulhado daquele momento de escuridão, como nas profundidades do abismo. Desde que aquele lapso deplorável se tornou o desprezo diário de todos seus inimigos que não esta contente em cobrir isto com derrisão, encher isto dos seus venenos, carregou isto com cadeias de forma que isto já não pôde se defender, mas se tornou uma presa mais fácil aos dardos de seu próprio envenenamento. Senhor, Senhor! esta provação longa e humilhante não é suficiente para o homem reconhecer sua justiça e fazer homenagem ao teu poder ? Isto não infetou a massa do desprezo de seu inimigo enfraquecido no desejo da imagem e de ser o bastante para abrir os olhos dele e o convencer das ilusões dele? Tu não teme que no fim estas substâncias corrosivas possam apagar sua impressão completamente e podem colocar isto além do reconhecimento? Os inimigos da tua luz e da tua sabedoria confundiriam esta cadeia longa de minhas degradações com a minha eternidade; eles acreditariam no seus reinados de horror e desordem que é o domicílio exclusivo da verdade; eles se reivindicariam vitorioso em cima de si mesmos e possuiriam o teu reino. Então, não permita mais ir longe, Ó Deus de zelo e ciúme, a profanação da tua e imagem; o desejo de tua glória me enche mais que qualquer desejo de minha felicidade aparte daquela glória da tua e Subida no seu trono imortal, o trono da tua sabedoria, empolgado com as maravilhas de teu poder; entre um momento que o vinhedo santo que Tu tens plantado em toda a eternidade; arranque mas uma dessas uvas avivando o que se produz incessantemente; deixe o sagrado e o regenerado fluxo do suco em meus lábios; umedecerá minha língua tostada, entrará em meu coração, agüentará a isto com alegria e vida, penetrará todos meus membros e os fará forte e saudável. Então deva eu ser rápido, ágil, vigoroso como no primeiro dia quando eu vi diante a min suas mãos. Então deva os inimigos, sejam frustrados nas suas esperanças, se ruborizam com a vergonha e tremem com medo e ira para ver a sua oposição contra si mesmo se fez em vão e a realização de meu destino sublime apesar da ousadia deles e de seus esforços persistentes. Escuta-me então, Ó minha alma! Escuta-me, e seja consolado na sua angústia ! Um Deus poderoso há pôr cima que empreendido a cura de feridas.
SÉTIMA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Eu me apresento
nos portões do templo de meu Deus, e eu não deixarei este
asilo humilde da minha gaveta indigente eu sou, recebi meu pão diário
do Pai de minha vida. Veja o mistério deste pão! Eu o provei
aqui, e eu proclamarei sua doçura para nações pôr
nascer. Ó Deus Eterno dos Seres; o título sagrado levado pôr
Ele que é feito carne da qual Ele poderá ser manifestado às
nações visíveis e invisíveis; o espírito
dele ao qual a pronuncia do Nome todo joelho curvará, no céu,
na terra, e no inferno; tal são os três elementos imortais
do qual compõem este pão diário. É multiplicado
incessantemente, com a imensidão de seres que são nutridos
assim, e, tudo do que é o seu número, nunca possa eles diminuem
sua abundância. Desenvolveu em mim os gérmenes eternos de minha
vida, e os permitiu a circular em minhas veias a seiva sagrada de minhas
raízes originais e divinas. Os quatro elementos que compõem
isto dispersaram escuridão e confusão dos caos de meu coração;
eles restabeleceram com isto o vivendo da luz santa; a sua força
criativa me transformou em um ser novo, e eu me tornei o guarda e o administrador
dos seus caracteres sagrados e de seus sinais doadores de vida. Então,
como o anjo dele e seu ministro eu mostrei para mim em todas as regiões,
se fazer conhecido da glória dele do qual o homem é o escolhido;
eu revisei todo o trabalho das mãos dele que distribuiu a cada um
deles esses sinais e caractere que Ele impressionou em mim para que eles
pudessem ser transmitidos a eles. e confirmar as propriedades e poderes
que eles receberam. Mas meu ministério não foi limitado a
operação nos trabalhos regulares da Sabedoria Eterna; eu me
aproximei de tudo que estava deformado, e fixado nestas frutas da desordem
os sinais da justiça e da vingança prendidos aos poderes secretos
de minha eleição; esses que eu poderia arrebatar da corrupção
que eu ofereci como um holocausto ao Deus supremo, e eu compus meus perfumes
dos puros elogios da minha mente e coração, de forma que tudo
o que tem vidas podem confessar que a homenagem, a glória, o louvor
são devidos ao Deus supremo como a fonte de poder e justiça.
Eu exclamei nos transportes de meu amor: Abençoado é o homem,
porque Tu o elegeu como o assento de autoridade Trina e o ministro da tua
glória no universo. Abençoado é o homem, porque Tu
tens lhe permitido sentir, até mesmo nas profundidades da essência
dele, a atividade penetrante de tua vida divina. Abençoado é
o homem, porque ele pode ousar oferecer a si mesmo um sacrifício
de ação de graças fundado no sentimento de inefável
de todos os desejos da Tua infinidade santa. Poderes do mundo material!
poderes do universo físico! não é assim que o teu Deus
os tratou! Ele o constituiu dos agentes simples das leis dele e as forças
que operam para o firmamento dos desígnios dele. Conseqüentemente
não ha lá nenhum outro ser na Natureza que não O secunda
no trabalho dele e coopera na execução dos planos dele. Mas
Ele não é feito conhecido a você como o Deus de paz
e o Deus de amor; no momento quando Ele o trouxe no ser de agora estava
transtornado pelas conseqüências da rebelião, desde que
Ele ordenou ao homem para subjugar e o governar. Ainda menos, se perverteram
e corrompem os seus poderes, Ele dispensou a você essas favores com
o que Ele o concedeu para subjugar o homem. Sim não têm preservado
a esses que foram concedidos em virtude de sua origem; sim sonharam com
um lote mais luminoso e um privilégio mais esplêndido do que
ser os objetos da ternura dele da qual neste momento só mereceram
ser as vítimas da justiça dele.
Medite, só Ele confiou os tesouros da sabedoria dele; neste ser depois
do próprio coração dele ter Ele centrado todo o Seu
afeto e todos Seus poderes. Autor soberano de meu espírito, minha
alma, e meu coração! sejas Tu abençoado para sempre
e em todos os lugares, porque Tu tens permitido ao homem, trina criatura
ingrata e criminal, recuperar estas verdades sublimes. Tido na memória
Da trina convenção antiga e sagrada não saltada que
os que te amam os convoca a restabelecer, eles teriam estado para sempre
perdidos no homem. Louvor e bênção para Ele a quem te
formaram homem na imagem dele e depois na própria semelhança
dele que, apesar de todos o empreendimentos e todos os triunfos do inferno,
recebe ele no seu esplendor, na sabedoria e as beatitude da origem dele.
Amém.
OITAVA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Homens de paz e homens de aspirações! nos deixe contemplar em uníssono, com um medo santo, a imensidade das clemências de nosso Deus. Nos deixe confessar junto a Ele o que todos os pensamentos dos homens, todos seus mais puros desejos, todas suas ações ordenadas, não puderam, quando combinado, aproxime o ato menor do amor dele. Como nós deveríamos expressar isto então? porque não é limitado a nenhuma ação individual ou temporal, mas manifestos imediatamente em todos os seus tesouros, e que em uma constante, universal, e de modo não danificado! Deus de verdade e Deus de amor! assim ages Tu diariamente com o homem. Entre toda a infecção que o mina e de vileza dão extratos incansáveis de que ainda permanece nesses elementos preciosos e sagrados do qual Tu realiza e me formam no princípio. Como a mulher frugal no Evangelho que consome a luz dela para recuperar a moeda de dez centavos que ela perdeu, são as suas luminárias sempre acesa, sempre Tu se detém para a terra, sempre tens a esperança para recuperar do pó o puro ouro que deslizou de tuas mãos . Homens de paz! como nós deveríamos contemplar se em caso contrário com o medo santo e a extensão das clemências de nosso Deus! Nós somos mil vezes mais culpados para Ele que, à vista da justiça humana estão esses malfeitores que são arrastados pôr cidades e lugares em público, carregados com a insígnia da infâmia, e forçados a confessar os seus crimes em voz alta às portas dos templos e na presença dos poderes que eles desafiaram. Como eles, e mil vezes mais merecidamente que eles, deva nós sermos arrastados ignominiosamente aos pés de todos os poderes da Natureza e do Espírito; nós deveríamos ser desfilados como criminosos pôr todas as regiões do universo, visível e invisível, e deveríamos receber na sua presença os castigos terríveis e vergonhosos que são invocados pôr nossas tergiversação apavorantes. Mas em lugar de achar os juizes duros e armados com vingança, veja um Monarca venerável cujos olhos publicam a clemência dele cujos lábios só articulam perdão para todo esses que não se seguram inocente cegamente. Longe de legar nós deveríamos usar os vestuários de opróbrio daqui em diante, Ele comanda para os criados dele devolver a nós nossa bata primeva, fixar um anel em nosso dedo e sapatos em nossos pés. Para que todos estes favores seja o bastante, como os mais recentes filhos pródigos. confessar que nós não achamos na casa de estranhos a felicidade da casa do Pai. Homens de paz! diga, nós contemplaremos excluído com o medo santo do amor infinito e clemência de nosso Deus? Diga, nós não faremos uma resolução santa para permanecer fiel para sempre às leis dele e para as deliberações beneficentes da sabedoria dele? Ó Deus! incompreensível em indulgência e compreensão de passado apaixonado, eu posso amar mais a mim mesmo só; eu não me amaria mais tanto se me tiver me perdoado tanto. Eu não desejaria mais nenhum lugar de repouso se excluísse do meu coração o meu Deus que me abraça em tudo pelo seu poder e tem me apoiado em todo lado, meu prosperar e minha consolação. Desta fonte divina todas as bênçãos vertem imediatamente em mim. Ele se verte continuamente e para sempre no coração do homem. Assim faz Ele gera dentro de nós a própria vida dele; assim faz Ele estabelece dentro de nós os puros raios e extratos da própria essência dele, onde é que Ele ama mais, e ele se tornam em nós o órgão das gerações infinitas dele. Desta tesouraria sagrada, pôr todas as faculdades de nossa natureza, Ele dirige as emanações de parentesco que repetem a ação em troca disto tudo aquilo se constitui, e assim nossa atividade espiritual, nossas virtudes, que são nossas luzes são multiplicadas incessantemente. Veja, está excedendo o lucrativo para O erguer um templo em nossos corações! Homens de O de paz! Homens de O de aspiração! diga, nós contemplaremos sem nenhum medo santo a imensidade do amor e das clemências e dos poderes de nosso Deus?
NONA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
Como deveria estar possível, Ó Senhor, cantar aqui debaixo os cânticos da Cidade Santa? Entre tal flui de lágrimas, nós podemos elevar os hinos de jubilação? Eu ergo minha voz para os começar, mas eu só articulo suspiros e tons de dor. Eu sou subjugado pela duração de meus sofrimentos; meu pecado sempre está antes de mim, morte imediata ameaçadora, com o frio de seus venenos gelando todo meu ser. Até mesmo agora se deita segura de meus membros; o momento vem quando eu mentirei como um cadáver que permanece através de contratos para a putrefação. Ainda Tu, Ó Senhor que a arte da fonte universal de tudo aquilo que existe, arte também do manancial de esperança. Se esta faísca de chama já não tiver sido extinguido em meu coração, eu ainda agarro em mim mesmo, eu ainda sou ligado a Tua vida divina pôr aquela esperança imortal que pula para sempre de seu trono . Da profundidade de meu abismo eu ouso implorar mim mesmo então, rezar que a sua mão amorosa e generosa possa me curar. Como são efetuadas as curas do Senhor? Pôr submissão humilde para a deliberação sábia da Divina Pisique. Com a gratidão do desejo ardente deva eu bebo o cálice amargo que a mão dele oferece; a meu testamento deve ser se juntado com o que O anima para mim; a duração e sofrimentos do tratamento não me devem incitar a rejeitar o bem que o Autor Supremo de toda a bondade busca efetuar em mim. Ele é penetrado com a sensação de meus sofrimentos, e eu só tenho que ser carinhoso com a sensação do interesse amar dele; então deva o cálice de promessa de salvação eu; então deva minha língua Ter sido fortalecida para cantar o cântico da Cidade Santa. Senhor, com que hino começarei eu? Com um para o Louvor e glória que me restabeleceram para a saúde e efetuaram minha libertação. Do alçamento do sol para a ida abaixo do mesmo testamento eu canto este cântico em cima de toda a terra, não só celebrar o poder e o amor de meu Libertador, mas comunicar a todas as almas de desejo, para a família humana inteira, os certos e eficazes meios de recuperar saúde e vida para sempre. Eu os ensinarei assim como o espírito da sabedoria e da verdade para poder agüentar nos próprios corações e poder os dirigir de todos seus modos. Amém.
DÉCIMA ORAÇÃO DE SAINT-MARTIN
A pressa de
minha alma tu força para considerar a enormidade daquela dívida
que o homem culpado contraiu com a Divindade? Se tu apressa a achar força
pelo crime, tu apressas a razão boa para contemplar com isto em todo
seu horror. Então, meça em teu pensamento o vinhedo do Senhor;
se lembra aquele homem deveria tender isto; conceba a riqueza da colheita
que deveria produzir debaixo do cuidado dele; pensa como todas as criaturas
debaixo do céu esperam o seu alimento de sua cultura através
de si mesmo, que o vinhedo do Senhor espera a sua ceifa pela sua própria
mão que o Senhor espera a sua fidelidade e vigilância e todo
o louvor e glória que deveriam provir sinceramente de seu planos
. Mas tu se apressas em ser caído; no domínio do inimigo de
si mesmo; tu se apressas em se fazer estéril ao solo do Senhor, trouxe
aqui os moradores para querer, e encher o coração de Deus
com tristeza. Tu se apressas em secar a fonte da sabedoria e de se aumentar
mais neste baixo mundo, e ainda tu tens dificultado diariamente as produções
do Senhor. Considere a extensão de sua dívida, a impossibilidade
de seu pagamento. As frutas de cada ano são as dividas do momento
da infidelidade, os salários de todas as horas que passaram aquela
hora fatal desde então. Onde o ser está que absolverá
a ti mesmo à vista daquela justiça eterna cujas dívidas
não podem ser canceladas cujos desígnios têm que atingir
o seu apogeu? Nisto, Ó Deus supremo, é exibido as torrentes
da tua clemência e a abundância inesgotável da trindade
e de seus tesouros eternos. O teu Coração é aberto
para tua criatura infeliz: não só as dívidas dele são
descarregadas, pelo menos um excesso permanece com que ele pode suplantar
o necessitado. Tu apressas e ordenas o próprio mundo para cultivar
o vinhedo do homem: aquela Palavra sagrada cuja alma é o amor entra
neste lugar estéril; o fogo da fala dele consumiu todas as plantas
parasitárias e venenosas que estrangularam; Ele tem a semente da
árvore da vida; Ele abriu as fontes da saúde, e foi umedecido
com águas vivas, Ele restabeleceu a força para as bestas da
terra, asas para os pássaros do céu, iluminou o céu
escuro com estrelas, som e fala a todo espírito que habita na esfera
de homem. À alma de homem isto Ele restabeleceu aquele amor do qual
Ele. só é a fonte que inspirou o sacrifício santo e
maravilhoso dele. Deus eterno de todo o elogio e graça, um só
sendo, Teu Filho Divino, poderiam consertar nossas desordens assim e poderia
nos absolver à vista da sua e justiça . O ser criador só
poderia fazer restituição do que nós desperdiçamos,
porque precisaria de uma criação nova. Então, se Os
poderes universais! Assim se esforçam para cantar os louvores que
o reabilitaram em seus direitos e restabeleceram sua atividade, isso de
obrigado não é devido de mim, desde que Ele se tornou o refém
para minhas dívidas Ele para você, para todos meus irmãos,
e encarregou-se de tudo? A mulher penitente disse quando foi perdoada porque
ela tinha amado muito Mais que ao homem foi remetidos tudo, não só
ao anterior amor dele, mas enquanto ele foi macerado nos horrores da ingratidão.
Homens de O! Irmãos de O! nos deixe se dar completamente a Ele que
começou perdoando tudo a nós. Cada um dos movimentos de Deus
é universal e é manifestado em todo universo. Agora, como
até este Deus supremo, seja o movimento do amor universal em toda
nossa natureza, abraçando todas as faculdades que nos compõem
imediatamente.
Amém.