PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

 


Qual é a ordem sugerida de leitura(e estudo) dos Livros de Saint Martin?"
O Nosso amado irmão Leandro B S, nos enviou a seguinte pergunta: "Qual é a ordem sugerida de leitura(e estudo) dos Livros de Saint Martin?" Sugiro que a pergunta e a resposta dessa questão sejam adicionadas ao FAQ.Também seria interessante indicar os livros "fundamentais" para entender e compreender o martinismo.

Em resposta: Nós acreditamos que para qualquer iniciante seja razoavelmente dificil iniciar a leitura da obra de Saint Martin, sem uma base filosofica preeliminar. por este motivo recomendamos iniciar com as leitura das obras de Jacob BoehmeJ: - "Revelação do Grande Mistério Divino" e "O Príncipe dos Filósofos", posteriormente iniciar com as seguintes obras do Filosofo Desconhecido : "Dos Erros e da Verdade", "O Homem de Desejo" e "O Novo Homem" parte destes titulos podem ser encontrados em nosso site na pagina " livros virtuais" . Na sequencia recomendamos " O Verbo" , " O Novo Homem" e finalmente " Ecce Homo" . Há ainda o livro " O Crocodilo" que não tem a profundicade filosófica dos anteriores, mas é uma das melhores obras de realismo fantástico já escritas. Todos os titulos mencionados tem versões em portugues e podem ser encontrados em livrarias, sebos e nas lojas virtuais.

Já os livros fundamentais para o Martinista e para o Martinezista, passam invariavelmente pelas obras de Papus , a saber " Tratado elementar" , A Cabala e finalmente Os arcanos Maiores do Tarô de GOMebes. Recomendamos também : SaintYves D'Alveydre - A Sinarquia, o Arqueômetro, as Chaves do Oriente de Yves-Fred Boisset.

P -O Site Hermanubis está vinculado a Tradicional Ordem Martinista?
R-Vários pesquisadores do "Hermanubis" são oriundos da TOM, porém este grupo independente reúne estudantes de várias outras Ordens, que realizam seu trabalho sem a interferência de suas organizações. O Objetivo do Site Hermanubis é servir de fonte de pesquisa e de literatura sobre o Martinismo sem defender afiliações ou obediências".
Hermanubis foi no passado recente o mais importante jornal de Martinismo de língua Portuguesa, porém seu acesso era limitado, hoje até pela diversificação dos seus participantes e a necessidade de uma maior informação ele se transformou num modelo eletrônico.
Ir MC

P- O Site Hermanubis indica interessados às Ordens Martinistas?
R- Foge ao intuito do site Hermanubis indicar membros as organizações Martinistas, este caminho deve ser trilhado individualmente. A independência do Site Hermanubis reside no fato de não representar nenhum organização Martinista especifica mas o Martinismo e o Martinezismo como um todo.
Ir MC


P- Das ordens secretas, esotéricas, ritos, sociedades Martinistas, quais delas estão presentes no Brasil ?
R- No Brasil há alguns grupos Martinistas independentes com a participação de apenas 22, 23 ou em alguns casos 21 integrantes, estes grupos são secretos, e não estão subordinados a nenhum organização, o número exato é impossível de ser calculado, estes praticam rituais teúrgicos em diferentes níveis. Há alguns grupos muito discretos, entre eles: Elus Cohem do Universo ( de várias correntes), Ordem Martinista Martinezista da corrente Francesa, Ritos Maçônicos de Menphis e Mishain, de Mishain Menphis e ainda somente de Mishain, Rito Maçônico Adonhiramita ( GOB, GOE e Potências independentes), AMO ( principalmente no Rio Grande do Sul), e finalmente OKR+C. Temos ainda no Brasil as Ordens relativamente abertas : TOM ( vinculada a AMORC - Ordem Rosacruz), Sociedade Ciências Antigas, além da Comunhão do Pensamento.
Ir MC


P- O que é O Martinismo?
R-Definir o que é martinismo em poucas palavras é extremamente difícil, pois o Martinismo não é, se sente. E descrever um sentimento, depende do ponto de vista individual e o nível de compreensão.
Arriscaria entretanto afirmar que o Martinismo é o caminho do equilíbrio entre a ciência e a religião, é um método de compreender a harmonia de todas as coisas e a pratica do Amor universal.
Ir MC

P- No livro "O Martinismo"o Irmão Monte Cristo apresenta a biografia do Mestre Philippe de Lyon, este extraordinário homem era Martinista?
R- Formalmente não se tem noticias sobre uma Iniciação de Nizier A . Philippe, porém é notório que ele foi talvez a maior influência e a figura mais cativante do Ocultismo do século XIX. Não é sem merecimento que ele era chamado de "Mestre" até mesmo por Papus. Seus feitos além de extraordinários são por muitos considerados verdadeiros milagres.
Ir MC

P- Existe muita confusão na interpretação do termo "Grande Arquiteto do Universo", afinal para os Martinistas quem é Ele?
R- Yeoschuah ( Jesus Cristo) veio nos trazer um conhecimento, uma gnose, e por este motivo Para os Martinistas ele é o Grande Arquiteto do Universo.
Ir Iluminacci

P- Qual é a diferença entre Magia e Teurgia?
R- Segundo Papus : "A magia, considerada como uma ciência de aplicação, limita quase unicamente sua ação ao desenvolvimento das relações que existem entre o homem e a natureza. O estudo das relações que existem entre o homem e o plano superior ou divino, em todas as suas modalidades, pertence à Teurgia."
Ir Papus


P- Quem é o autor do "Discurso Iniciático" publicado no livro "O Martinismo" ?
R- O discurso apresentado no livro é de autoria de um LI ou seja de um Livre Iniciador da Ordem que a apresentava aos Profanos no inicio de sua preparação à Iniciação. Como todos os Martinistas utilizam em seus artigos e discursos a mesma e única assinatura, se torna impossível remeter a uma pessoa a autoria do trabalho. Seja como for o texto é sem dúvida nenhuma inspirador e verdadeiro.
Ir MC

P- Fiquei muito impressionado com o texto inicial do terceiro capítulo do livro "O Martinismo" e gostaria de saber quem o escreveu?
R- O texto a que se refere o visitante é o seguinte :
"Tenho um amigo que está sempre comigo, mas que vocês não vêem. Esse amigo, que não me abandona jamais, não gosta que me insultem. Posso perdoar aqueles que me insultam, mas ele jamais o faz! Nosso Senhor Jesus Cristo não tinha dito isto: "Se você insultar Aquele que está comigo, não terá seu perdão". Aquele que me ofende, ofende Aquele que está comigo. O que diria uma pessoa se na sua frente déssemos um pontapé em seu cachorro?". E foi escrito pelo Mestre Philippe de Lyon.
Ir MC

P- Onde posso adquirir os livros indicados pelo Hermanubis?
R- Geralmente todas as boas livrarias oferecem aos leitores todas as obras de Saint Martin, Papus, Guaita dentre outros, entretanto os melhores volumes e as edições mais significativas já estão esgotadas. Uma visita a um sebo poderá render boas surpresas. O Livro "O Martinismo" editado pelo Hermanubis é vendido exclusivamente pelo site.

P- O que são os "Créditos" que encontramos no site Hermanubis?
R-Os Créditos relacionados no site refere-se aos membros que fazem parte do Grupo Hermanubis e dos diferentes representantes do Grupo fora do Brasil. Estes Membros realizam pesquisas, traduções e produzem e escrevem textos além de realizam visitas aos Conventículos, Sessões, encontros, Convenções Martinistas onde o Grupo Hermanubis é convidado a estar.

P- O Martinismo pratica Magia ou Teurgia ?
R- : Teurgia ou a prática teurgica se apresenta necessariamente com um caráter muito secreto, quase inviolável, sendo desta forma inteiramente desconhecida da grande maioria dos estudantes de misticismo, pois exige do operador aptidões excepcionais, que dificilmente iremos encontrar hoje em um único individuo.
Para um prática realmente eficaz é necessário uma instrução profunda, um amplidão de conhecimentos que consiste de no mínimo : domínio de uma língua antiga ( hebraico, grego, latim) conhecimentos consistentes de Astronomia e Astrologia, sólido domínio de alquimia e ritualismo cerimonial. Também se faz necessário uma conduta pura, uma vida pura e uma consciência pura. Hoje estamos todos nós mergulhados em nossos afazeres mundanos, tentando garantir para sí e os seus o maximo de conforto possível e isto
demanda quase todo o nosso tempo.
Analisando de maneira realista o que hoje chamamos de "Teurgia" é no máximo uma magia ou melhor uma "Alta Magia" onde podemos com determinação, estudo e sem aptidões especiais, conquistar resultados psíquicos satisfatórios. Mas o que seria um resultado satisfatório? certamente um nível de harmonização, de paz interior e de conhecimentos não acessíveis a grande maioria dos estudantes.Sob este ponto de vista o Martinista é um praticante de magia, ou melhor da Alta Magia.
Mas o que realmente deve ser importante para o buscador? A prática Teurgica? os resultados oriundos da comunicação com os seres angelicais ou melhor com as Hierarquias Celestes?. Ou o importante é a transmutação interior? é a mudança que a devoção, a dedicação o estudo proporciona ao operador ou ao buscador ou ainda ao estudante? Lembre-se o Martinismo tenta conciliar a Ciência e a Religião e isto é Conhecimento que suplanta a Fé cega.

P- Porque alguns artigos publicados não menciona o autor dos mesmos ?
R- Realmente alguns artigos não são assinados e os que são levam somente o nome Místico ou Fraternal, isto se deve ao nosso extremo cuidado em não alimentar o fortalecimento do Ego dos membros do grupo e de seus colaboradores. Daqui a mais alguns anos, certamente não será possível associar o escritor a pessoa mundana que escreveu. Não há maior exemplo de humildade que ocultar o nome profano dos trabalhos e feitos em prol da fraternidade. Desta forma permanecemos Silenciosos e Incógnitos. Por outro lado o que desejamos é divulgar a idéia e não ou autor dela, queremos preservar o ensinamento e não a "Ordem" ou a "Corrente" de quem escreveu. O Grupo Hermanubis é formado por Martinistas de várias Ordens e se houvesse uma divulgação aberta dos seus membros haveria certamente pressão direta ou indireta para um determinado comportamento ou uma determinada conduta editorial, perderíamos assim nossa tão desejada liberdade e a tão valiosa independência. Aqui não discutimos hierarquia, subordinação, submissão ou legitimidade. Aqui só nos preocupamos em fornecer a TODOS os Martinistas uma fonte de pesquisa e literatura de boa qualidade. Por esta razão o site não dispõe de "links" nem indica a ninguém nenhuma organização ou afiliação, o site não possui propaganda de nenhuma espécie sendo a manutenção do mesmo e os custos do provedor custeado pessoalmente pelo presidente do grupo.

P- Como posso me afiliar ao Grupo Hermanubis?
R- O Grupo Hermanubis, não sendo uma Ordem, não possuindo "Templo", "Rituais" ou Iniciações, limita-se ao trabalho voluntário de colaboradores Martinistas que enviam artigos, livros, práticas teurgicas, enfim o resultado de pesquisas pessoais. Há também a modalidade de membro do grupo. Estes se ocupam em traduzir textos e livros, além de produzir artigos sobre assuntos propostos e de interesse da comissão editorial. O Hermanubis tem representantes fora do Brasil que realizam pesquisas na própria Internet trazendo para o portal as informações mais recentes sobre o Martinismo no mundo.
Importante afirmar que o Hermanubis não tem fins lucrativos e logicamente não remunera seus participantes assim como não cobra absolutamente nada de seus visitantes. O Hermanubis também não aceita propaganda de patrocinadores ou qualquer outro tipo de "mídia" da rede.

P- Sendo o Site Hermanubis, auto intitulado sem fins lucrativos, neutro e independente, porque utiliza o portal para vender livros, incensos e suprimentos?

Pergunta formulada pelo Amado irmão José Carlos G. Toledo de São Paulo Capital.
R: O Site Hermanubis não tem fins lucrativos, não admite pagamento pelo acesso aos seus arquivos, não aceita pagamento de provedores por visitantes, nem aceita qualquer propaganda em seu portal. Por outro lado o Site Hermanubis presta um serviço aos estudantes Martinistas e Martinezistas de qualquer Ordem, além dos Grupos Independentes, material ritualístico para a prática mística e teúrgica. Algumas formulas de incensos em pedra, carvão auto combustível, turíbulos, barretes, mascaras, etc, são suprimentos difíceis de serem encontrados nas cidades interioranas e até mesmo em certas capitais, e de forma alguma a sua disponibilização implica em comércio ou em remuneração para o grupo, é como já afirmamos uma prestação de serviço que pode ou não ser utilizada, dependendo da conveniência ou necessidade do interessado.

Os Livros editados pelo Grupo Hermanubis, (“O Martinismo” , Mestre Philippe de Lyon” e futuramente “O Tratado da Reintegração do Seres” ), dizem respeito a assuntos abandonados ou esquecidos pelas editoras profissionais, que não tem interesse financeiro em investir em assuntos de domínio público e portanto sem apelo comercial. O preço cobrado refere-se exclusivamente aos custos de edição e postagem. O Livros editados pelo Grupo Hermanubis não são distribuídos na rede de livrarias, somente disponibilizados no site com reduzidíssimos volumes por edição.

P-Onde posso encontrar e adquirir o Livro “Tratado da Reintegração dos Seres” de Martinez de Pasqually?

Pergunta formulada pelo Amado irmão Agnaldo Pereira de Lisboa, Portugal.
R: O Tratado da Reintegração dos Seres é um livro importantíssimo para todo estudante Martinista e Martinezista, e hoje é bastante raro conseguir um volume nas maiores livrarias do Brasil e também de Portugal. Pela sua importância, o Grupo Hermanubis estará disponibilizando em Abril de 2006,além de uma cópia para downlord em nossa biblioteca de livros, uma tradução realizada a partir do original em Francês, assim como as mais recentes informações sobre Dom Martinez de Pasqually e os “Elus Cohen do Universo”. Temos certeza que esta publicação irá de encontro as necessidades de todos os amados irmãos.

P- Onde posso encontrar um livro sobre os Salmos?

Pergunta apresentada pelo amado Irmão Cleber S

Irmão, bom dia ! Gostaria de um auxílio... Eu estou procurando uma versão do Livro dos Salmos em português que tenha ligação com os 72 gênios da Kabbalah.Pelo que pesquisei, é uma versão que possui 151 salmos. Fiquei sabendo das obras de Gerard Viaud, porém todas as obras deste autor estão em francês. Sei que em Teurgia se utiliza muito os Salmos... porém os salmos segundo a tradição antiga. Você sabe me dizer se este material existe em português ?
Obrigado ! Fraternalmente. Cleber

Resposta : Amado irmão Cleber,
localizamos um livro que achamos ser interessante para as suas pesquisas, trata-se do Ritual de Magia Divina: os Salmos de Davi e suas Virtudes , anote o endereço para saber mais sobre este titulo:
http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=57624&ST=SR
esperamos te-lo ajudado.
Sempre e Sempre para a Glória de yeschouá o Grande Arquiteto do Universo
irmão Monte Cristo SI

P- Onde teve inicio o Martinismo?

Pergunta apresentada pelo Amado irmão A.VESALIUS

Tenho algumas questões que gostaria, se possível, de esclarecimentos em relação a um artigo sobre as ordens martinistas. Como este assunto é às vezes confuso, dada as inúmeras linhagens provindas desde discordâncias em relação à prática até questões relacionadas a conflito de egos que nada tem haver com a busca da luz , faço um breve resumo e algumas perguntas.
Tudo começou com a Ordem dos Elus Cohen do Universo com Pasqually [martinezismo - sistema teúrgico-maçônico]

Resposta : correto, porém lembre se que Saint Martin não fundou nenhuma Ordem Martinista, isto somente ocorreu com Papus e Chamboseau no inicio do século 20.

 

P - O Martinismo continuou com Saint Martin e Willermos?

Pergunta apresentada pelo Amado irmão A.VESALIUS

Sim , continuou com Saint Martin, dissociado de afiliações prévias ou pré-requisitos maçonicos com um misto dos ensinamentos de Pasqually ,Boehme e Swedenborg, Saint Martin reunia alguns amigos e pessoas com potencial espiritual para transmitir seus conhecimentos, não havia graus, afiliação nem subordinação, eram chamados de circulo de intimos, ou circulo de filósofos desconhecidos,estes grupos eram mistos. na verdade depois da morte de Pasqually, Nem Saint Martin nem Willermoz foram contemplados com a herança espiritual do Mestre, a bem da verdade , apesar deles serem os mais proximos obreiros do Teurgo, nem eles nem nenhum outro maçom Ellus Cohem tinha as habilidades necessárias para continuar a obra, desta forma cada qual seguiu seu caminho,Willermoz levando o conhecimento Teurgico Cohem a Estrita observancia Templária que posteriormente em linhas gerais se transformou no Regime Escocês Retificado, que se mantém viva até hoje.

 

P- O martinismo moderno é um conglomerado de ordens martinezistas ou martinistas ou um misto das duas visões?

Pergunta apresentada pelo Amado irmão A.VESALIUS

Os Martinistas em resumo são aqueles que seguem a filosofia idealizada por Saint Martin, Martinezistas são aqueles que seguem a linha filosófica de Willermos, o grande problema é que existe uma mistura entre Martinismo e Martinezismo que torna quase impossivel ao profano entender tantas diferenças para uma só filosofia. Para não se cometer riscos, podemos genericamente dizer que os Martinistas são aplicados a Senda Cardiaca, ou seja acreditam que o crescimento espiritual davém da vontade e do desejo intimo. Os Martinezistas são os estudantes dedicados a aplicação Teurgica dos ensinamentos, há quem considere a maçonaria influenciada pelo Martinismo como Martinezista.

 

P - Os Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa - Ainda existe?

Pergunta apresentada pelo Amado irmão A.VESALIUS

Sim, existem inclusive no Brasil, porém o CBCS não é uma ordem e sim o ultimo grau do Regime Escocês Retificado, não se esqueça que o RER é um regime maçonico e que apesar de ser Martinezista não mantém absolutamente nada de Teurgico . O regime é dividio em 3 graus somente, Cavaleiro de Santo André ( equivalente ao grau 18) Noviço ( equivalente ao grau 22) e finalmente o CBCS ( equivalente ao grau 33, ultimo grau da maçonaria Escocesa, Adonhiramita, Etc.)

 

P - O que é O Martinismo Livre e o Martinismo independente, existe diferenças ?

Pergunta apresentada pelo Amado irmão H. Arruda.

A bem da verdade há três formas diferentes de se organizar um grupo martinista independente, vamos tentar discutir isto de forma resumida.

!) Há a Ordem Martinista Livre ( ou martinismo livre) , cuja raiz advém de Philippe Encause ( filho de Papus), através do Irmão Fred Ives Boasseau. Apesar do nome da grande flexibilidade existente neste vertente, na verdade esta é uma opção entre um grupo realmente independente e uma Ordem. Há hierarquia, iniciações distintas, cobra-se mensalidades e portanto tem uma estrutura, e esta característica de uma Ordem administrativamente organizada. A grande vantagem é que o martinismo livre admite em seus trabalhos, martinistas de qualquer procedência, seja OM&S, TOM, AMO, OMS, OMCC, OM. e demais ordens fraternais. Vantagens deste tipo de trabalho: Pré existência de rituais razoavelmente bem estruturados, monografias e manuscritos para estudo e debate, SI Iniciadores e finalmente uma comprovada arvore genealógica que remonta Papus e logicamente Saint Martin. Desvantagens : falta de uma estrutura mais robusta e falta de uma boa consultoria sobre assuntos filosóficos e ritualísticos.

2)Há grupos independentes que conservam a estrutura de Ordem, isto é iniciações e divisão em 3 graus, estrutura espelhada da maçonaria com sinais toque e palavras, rituais adaptados de diferentes ramificações, algumas mais teurgicas e outras mais cardíacas. Estes grupos são em geral mantidos fisicamente e financeiramente por um SI que recruta outros SIs para a formação de Um Circulo de Filósofos Desconhecidos dedicados a um estudo especifico, ou o aprofundamento em determinadas práticas angélicas. Geralmente não recrutam “profanos” e raramente recebem candidatos para iniciação, uma vez que elas não são reconhecidas como “validas” pelas Ordens Organizadas, e não mantém contato ou ligação com outros grupos. Vantagens deste tipo de trabalho : Baixo custo para a criação e manutenção do grupo, foco em assuntos de interesse geral, total liberdade para experimentar e testar práticas martinistas, crescimento uniforme das qualidade intelectuais e espirituais dos obreiros e qualidade espiritual pois os obreiros são em geral desprovidos de interesses políticos e sociais se dedicando ao aprimoramento das qualidades mais elevadas. Desvantagens deste tipo de trabalho: total dependência financeira, intelectual, espiritual e principalmente da capacidade de liderança do presidente do Grupo, divergências internas podem causar ruptura e desagregação do grupo, não reconhecimento das iniciações realizadas aos profanos por parte das ordens organizadas, ausência de material ritualístico e iniciático disponível, questionável ligação hierárquica com a linhagem de Saint Martin, Pasqually ou Willermoz, ou mesmo Papus e Chanboseau.

3)Grupos independentes com estrutura de Septem: estes grupos não são estruturados de acordo com a visão Martinista de Papus aliás remontam a própria Ordem martinista original, não mantém sinais, toques ou palavras, não se divide em graus, havendo somente uma única cerimônia de iniciação, os rituais são totalmente adaptáveis de acordo com as características e capacidades espirituais do presidente. Um Septem não reuni mais que 12 obreiros, em alguns casos pode chegar a 15. Um novo Septem em geral é formado por um ex membro que reúne capacidade financeira, intelectual e espiritual para fundar um outro grupo quando há pelos menos 7 interessados e qualificados para trabalhar, mas não há vagas suficientes no Septem de origem. Há somente um oficial no Septem, o presidente, ele convoca os obreiros para o trabalho, decidindo pessoalmente quem irá auxilia-lo em seus trabalhos. Ele mantém materialmente, ritualisticamente e financeiramente o Septem, é responsabilidade dele o pagamento de todos os custos havidos, desde aluguel do templo, material ritualístico e iniciático, sendo em geral proibido a cobrança de mensalidades, jóias, donativos ou qualquer outro valor monetário dos membros. Vantagens deste sistema: Baixo custo de manutenção, independência total, simplicidade na administração do grupo, controle do presidente sobre as atividades do grupo e dos membros que o auxiliam pois o Septem somente se reúnem segundo o seu convite, flexibilidade ritualística e ambiente propício para trabalhos teurgicos. Desvantagens deste sistema : A tradição ritualística e iniciática não advém de Papus e sua estrutura maçônica adaptada, o que pode causar problemas de adaptabilidade dos participantes, não há e nunca haverá reconhecimento deste tipo de iniciação junto as Ordens Organizadas, visto que estes grupos são secretos, a afiliação é estritamente espiritual, não há documentação que comprove uma ligação ininterrupta com Saint Martin ou Pasqually ou Willermoz e há total dependência direta com a capacidade financeira, intelectual, moral, espiritual e capacidade de liderança do Presidente do Grupo.