Exercicio diário da oração

Frater Zelator ( SI - SII)


Método de Oração - exercício da Lectio Divina
Um Método Monástico de Oração Profunda.

Recomendamos que esta prática seja realizada diariamente

A "Lectio Divina" perde-se na noite dos tempos. Pertence à Tradição Revelada.
Já a encontramos entre as comunidades Essênias da Palestina e com o advento do Cristianismo, junto dos mosteiros do Sinai e Monte Athos. Por volta do sexto século, Bento de Núrsia - o Patriarca dos monges do Ocidente, exorta seus discípulos a pratica-la. Ao lado da Salmodia (Ofício Divino) e da intensa vida litúrgica, ela torna-se o coração da vida contemplativa. A técnica que agora explicaremos, é um desenvolvimento da "Lectio" conforme é praticada por inúmeras famílias monásticas: Beneditinos, Cistercienses e eremitas Cartusianos. A "Lectio Divina" nos conduz a oração profunda e nos introduz aos mistérios da Palavra, do Santo Nome, através de sua manifestação visível: a Sagrada Escritura.
1 - A PREPARAÇÃO

o Escolha um lugar tranqüilo e uma hora sossegada do dia ou da noite.
o No início, reserve para a prática meia hora. Depois, se quiser e puder, aumente o período. O importante é que ela seja diária.
o Lave o rosto e as mãos com água fria. Isto o ajudará a relaxar e é chamado de Ablução.
o Sente-se confortavelmente numa cadeira ou diante de uma mesa ou escrivaninha.
o Se desejar, coloque a sua frente uma Cruz, Crucifixo, ou mesmo um Ícone do Cristo.
o Em seu colo, ou sobre a mesa, coloque a Sagrada Escritura (Bíblia).
o Faça 3 (três) inspirações profundas bem devagar e medite alguns segundos, sobre o sentido do ato que fará a seguir.

2 - A PARALITURGIA

o Faça o Sinal da Cruz calmamente.
o Recite uma oração espontânea ou uma oração da Tradição Cristã, apropriada a este momento.
o Devagar e reverentemente, abra a Sagrada Escritura.
o Leia o texto que escolheu sem pressa e com atenção. Faça a leitura mentalmente ou em voz baixa.

3 - A LECTIO DIVINA

o Conforme vai lendo, se sentir uma especial atração por um trecho, frase ou palavra, pare feche os olhos e imagine-se participante daquele trecho, ou repita a frase e a palavra várias vezes. Por exemplo:
1) está lendo Mateus 13,6 (a Parábola da Figueira Estéril). Caso sinta-se tocado neste trecho, feche os olhos e imagine-se ouvindo Jesus de Nazaré contando a parábola. Sinta a atmosfera deste momento e a presença do Verbo Encarnado em sua vida entre os homens. Atenção, você será apenas uma testemunha. Visualize somente o trecho lido. Não crie situações fictícias e nem de asas a sua imaginação.
2) agora você lê o Salmo 32, 4: "meu coração tornou-se um feixe de palha em pleno calor de verão" e sentiu-se atraído por esta frase. Ela calou fundo em seu ser e vibrou em seu íntimo. Então feche os olhos e bem devagar, a repita inúmeras vezes. Deixe esta frase fazer parte de você. Não se importe com o tempo, mergulhe nela e desça as profundezas de seu coração. Entre pelo poder da Sagrada Escritura na câmara secreta de sua alma. Se uma palavra foi a escolhida, proceda da mesma maneira.
o Quando sentir que o seu trecho (frase ou palavra) já foi o suficientemente vivido, bebido e experiênciado, passe adiante e continue lendo o texto bíblico.
o Não interprete ou faça exercícios mentais com o texto da Sagrada Escritura. A "Lectio Divina" deve falar à alma e não ao cérebro.
o O mesmo trecho pode ser lido por vários dias, não se importe com o tempo. Pode trabalhar até meses com uma frase. Aprenda a ouvir os movimentos de sua alma.

4 - ENCERRAMENTO

o Quando determinar que é hora de parar, feche a Sagrada Escritura com a mesma calma e reverência do início.
o Recite o Pai Nosso devagar e solenemente. Depois fique alguns segundos em silêncio.
o Faça uma oração de agradecimento espontânea ou outra oração de sua preferência.
o Faça o Sinal da Cruz.
o Fique alguns minutos em silêncio em atitude de recolhimento.

Não tenha pressa.
Que o GADU lhes ampare e proteja
.


.