Ordem Martinista dos Filosofos Desconhecidos no Brasil



 

O Grupo Hermanubis recebeu nos últimos meses vários emails recorrentes sobre um assunto muito importante: a implantação da Ordem Martinista dos Filósofos Desconhecidos no Brasil.

Por tratar-se de dezenas de pedidos de informações o que indica real interesse, uma resposta única nos parece mais eficiente.

A Ordem Martinista dos Filosofos Desconhecidos, ou simplesmente M.O.U.P. possui duas linhas de filiação, a da Ordem martinista Original (OM) de Papus, e também a do Amado irmão Chevillon Chambellant através da Ordem Martinista de Lyon que numa fusão manteve a fundamental essência espiritual da OM e também a influencia de Mestre Phillippe de Lyon.

A Ordem Martinista dos filósofos Desconhecidos tem atuação na Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Espanha, Romenia, Grécia, América Central, Antilhas, Canadá e Estados Unidos, onde acolhe a senda cardíaca e Saint Martin e também a senda teurgica de Martinez de Pasqually. Importante ressaltar o espírito de tolerância e aceitação que a MOUP mantém para com as demais organizações Martinistas organizadas.

A Ordem Martinista de Filósofos Desconhecidos é constituída de dois círculos:

a) o círculo externo para estudos esotéricos, esta é uma escola de instrução para os dois primeiros graus de nossa tradição, estudantes se reúnem em uma “Loja de instruções”,

b) O Circulo Interno onde os estudantes SIs se encontram em um “capítulo” ou “Grande Capítulo” e aptidão os pode levar a chamada “Sociedade dos Eleitos” ou “Igreja Interior” da qual D’Eckhartshausen e Lopoukhine falam em seus escritos.

A MOUP não tem ainda previsão de se estabelecer no Brasil, porém e muito importante, a Ordem Martinista dos Filosofos Desconhecidos acaba de celebrar um tratado de cooperação e mutuo reconhecimento com a OMB ( Ordem Martinista Brasil), certamente deste tratado surgirá em nosso solo e na América do Sul uma fortalecida e atuante organização.