Breve 
    resumo histório do Martinismo 
    
    Segundo Santiago Bovisto ( 1904-1962)
     
É no 
      século XVIII que se alicerçam as Ordens Esotéricas.
      Martinez Dom Martinez representa o protótipo moderno do fundador 
      de escolas esotéricas.
      Aos 18 anos saiu de Portugal rumo ao Oriente, de onde regressou várias 
      vezes, acreditando-se que esteve no Turquestão, na meseta do Pamir, 
      regressando pela última vez na idade de 42 anos, quando começou 
      sua missão de Fundador, que duraria dez anos, período no qual 
      cumulou de sociedades secretas toda França e países vizinhos, 
      que seriam o teatro da grande revolução que estava se gestando.
      De seus registros , conhecem-se somente dois manuscritos: "Tratado 
      da Reintegração dos Seres a seu Primitivo Estado, Virtudes 
      e Poderes Espirituais e Divinos", composto de várias partes, 
      tendo por objeto tratar não o estado atual das coisas, mas o restabelecimento 
      de seu estado primordial - tanto do homem como dos seres em geral. Este 
      escrito oferece sem vacilação, magistralmente, o pensamento 
      de Dom Martinez de Pasqually.
A primeira 
      escola fundada na França foi em Bordéux, na qual se oferecia 
      um conjunto de símbolos, completados por práticas teúrgicas, 
      encaminhadas para conseguir ajuda de Entidades Superiores no desenvolvimento 
      do plano de evolução. Estas operações teúrgicas 
      tinham muita importância nessa escola e todas elas formavam um verdadeiro 
      culto, cujo resultado final era o de levar o homem à reintegração 
      citada.
      Este contato com Entidades Superiores, continha o propósito de que 
      o homem conseguisse ouvir o Verbo em seu interior, e segundo seu discípulo 
      Saint Martin, seu Mestre tinha nesse aspecto, poderes muito grandes.
      Levava uma vida envolta no mistério: chegava a uma cidade, não 
      se sabia como nem porque, abandonando-a sem que se soubesse quando, nem 
      como. Jamais buscou fama ou dinheiro. Vivia modestamente e passou amiúde 
      situações difíceis, ainda que sempre dignamente, alojando 
      em sua casa membros da Ordem que chegavam a Bordeux. Dali passou a Lion 
      e depois a Paris, fundando novas lojas em cada uma destas cidades.
      A primeira foi fundada em 1754 e nela ingressou Saint Martin, levado por 
      vários oficiais da guarnição que pertenciam a ela.
      De Paris, seus discípulos mais famosos foram: Cazotte, M. d'Hauterive 
      e o abade Fournié.
Conta este 
      último que foi encontrado por Dom Martinez, que lhe disse familiarmente: 
      "O senhor deveria vir conosco que somos boa gente. O senhor abrirá 
      um livro, olhará a primeira folha, a página central e a final, 
      lendo somente algumas palavras, e saberá todo o conteúdo do 
      mesmo".
      "O senhor vê caminhar todo tipo de pessoas pela rua; essa gente 
      não sabe porque caminha; o senhor o saberá".
      Suas instruções diárias eram a de elevar-se sem cessar 
      para Deus, acrescentar continuamente as virtudes e trabalhar pelo bem geral.
Esse abade 
      conta que um dia, enquanto rogava a Deus para que o socorresse em suas tremendas 
      lutas internas, ouviu a voz de seu Mestre, falecido dois anos antes, e ao 
      olhar na direção em que saía a voz, viu Martinez de 
      Pasquallyz em companhia dos pais do abade, falecidos havia vários 
      anos - uma irmã - falecida há 20 anos atrás - e de 
      um ser que não pertencia ao gênero humano. Poucos dias depois, 
      viu Jesus Cristo crucificado, visão que mais tarde se repetiu, mas 
      saindo vivo do sepulcro, até que na terceira oportunidade, apareceu 
      novamente Jesus glorioso e triunfador do mundo, caminhando diante dele com 
      a Virgem Maria, e várias pessoas.
      Suas visões continuaram, mas, pela incredulidade e burla de seus 
      contemporâneos, guardou silêncio. 
Ao estalar 
      a revolução de 1789, Cazotte professava os mesmos princípios 
      que a provocaram, porém, em sua maior pureza; por isso, os excessos 
      posteriores provocaram nele vivos temores e, para combatê-los, imaginava 
      mil meios que ao serem expressos, com a mesma sinceridade e expansão 
      que dava a seu proselitismo religioso, provocaram sua primeira prisão, 
      ao serem descobertas todas essas idéias na correspondência 
      que trocava com um secretário da lista civil, chamado Ponteau.
      Este ser extraiu grande proveito dos estudos ocultos da Ordem; Cazotte adquiriu 
      especial apreço ao espiritualismo dos textos cristãos, ao 
      Evangelho, sobretudo pela moral que continham.
      M. d'Hauterive, grande amigo de Saint Martin, manteve em Lion, conjuntamente 
      com este outro discípulo de Dom Martinez, três anos de estudos 
      sobre astrologia, magnetismo, sonambulismo, sobre os signos e as idéias, 
      o princípio e a origem das formas, as Santas Escrituras, etc.
A marquesa de La Croix foi também aluna destacada, desenvolveu disposições místicas que lhe permitiram conseguir um estado intermediário entre o êxtase e a visão.
De outro de seus discípulos, chamado Willemoz, conta-se que lhe apareceu o Mestre Martinez Dom Martinez, para avisá-lo que os revolucionários viriam tomar posse de todos os seus livros e ensinamentos, que guardava em seu poder, o que lhe permitiu salvar, com um dia de antecedência, dois grandes baús, nos quais zelosamente Willemoz guardava a sabedoria, que mais tarde formaria a base das sociedades secretas, do espiritismo, etc.
Na chamada Escola do Norte, destacaram-se, entre outros membros, o príncipe de Hesse, o conde Bernastorff, a condessa de Reventlow e o célebre Lavater, que tanta fama adquiriria depois, na Suíça.
Estes dois 
      últimos, Reventlow e Lavater, mais tarde renunciaram à escola, 
      possivelmente influenciados pelo grande amigo de Saint Martin, o barão 
      de Liebisdorf - seguindo a mística mais pura que Saint Martin preconizava 
      e que o distinguiria de seu mestre Martinez Dom Martinez, cujas escolas 
      eram , antes, de práticas teúrgicas.
      Terminada sua missão na Europa, Dom Martinez embarcou rumo à 
      ilha de Santo Domingo, falecendo em Porto Príncipe em 1779.
Os discípulos diretos de Dom Martinez seguiram com os trabalhos da Ordem até o ano de 1782, durante o qual os Martinistas fizeram uma aliança com a Ordem da Estrita Observância do barão de Hund; esta foi inspirada por Saint Martin, dirigida e organizada pelo barão de Hund, sendo os arquivos confiados para a criação do Regime Escocês Retificado a J.B. Willemoz. Seguiram as negociações até 1789, quando foram cortadas devido à revolução.
Pode-se dizer de Dom Martinez: que foi como uma rajada de ar que varreu a Europa, preparando a Revolução Francesa, ao criar a mentalidade necessária para isso; e que foi o criador do tipo de sociedades secretas que logo haveriam de dedicar-se à política - como os Carbonários, na Itália; os Iluminados, na França e, mais tarde, as lojas que, como a Lautaro, trouxeram o fermento revolucionário à América, enquanto aquelas que fundou seu discípulo Saint Martin, depuraram o ritual e buscaram somente o conhecimento e a União Divina