São Tiago o desconhecido 
Apóstolo 
      de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e irmão de Judas 
      Tadeu, também conhecido como o Desconhecido, que o evangelista Marcos 
      chamou de o Menor para distinguí-lo de Tiago, irmão de João, 
      entra em cena como bispo de Jerusalém, após o martírio 
      de Tiago, o Maior (42), e após o afastamento de Pedro de Jerusalém. 
      Agricultor, era filho de Alfeu, um irmão de São José, 
      e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima. 
      Tornou-se um membro altamente respeitado da recém-nascida comunidade 
      cristã em Jerusalém e é considerado o primeiro bispo 
      de Jerusalém, cuja igreja dirigiu por cerca de vinte anos (42-62). 
      Também chamado de o Justo pelos primeiros cristãos devido 
      à sua grande piedade, sua imagem austera sobressai pela Epístola 
      que dirigiu, como uma encíclica, a todas as comunidades cristãs. 
      Pertencem a ele as tradições Judáico-Cristã 
      preservadas no Evangelho dos Ebionitas, Evangelho dos Hebreus, Elevações 
      de Tiago, na última Epístola Canônica de Tiago e possivelmente 
      em outras obras associadas a seu nome como o Protevangelium, embora haja 
      dúvidas sobre isso. A sua epístola (carta dos Apóstolos 
      e comunidades cristãs primitivas) apresenta autênticos ensinamentos 
      preservados na tradição apostólica oral, com fortes 
      expressões de admoestações e cujo texto continua atualíssimo. 
      Foi um observador da normas judaicas, defendendo que estas normas deveriam 
      fazer parte do Cristianismo. Com isso, tornou-se adversário de Paulo 
      de Tarso nesta questão, mas também foi conciliador e um pregador 
      fervoroso do ensino de Jesus. Seus ensinamentos deram origem à sucessão 
      apostólica Cristã-Judáica de Jerusalém, que 
      contribuiu para a sucessão Síria, Jacobita, Armênia 
      e Georgiana. A sua Liturgia, que se assemelha àquela do Bispo Cyril 
      de Jerusalém (386), parece ser um desenvolvimento de 5 séculos 
      através das tradições apostólicas de Jerusalém 
      e é ainda usada por certos ramos da ortodoxia. Durante a perseguição 
      dos cristãos na Palestina, segundo o historiadores Hegesipo, Clemente 
      de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, o apóstolo teria sido 
      condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado 
      até a morte, por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo 
      sumo sacerdote Ananias. Tem sua festa votiva em primeiro de maio.