Fisiologia da Meditação

Papus


1º) Filtração das sensações pelos orgãos dos sentidos, primeiro passo para a produção de idéias.
2º) Fixação das idéias.
3º) "Digestão" das idéias, origem do pensamento.

Os orgãos dos sentidos representam, para a sensação, o que a boca, o estômago e os intestinos representam para os alimentos: orgãos de separação e de primeira transformação. Uma vez produzidas, as idéias, análogas ao quilo, são condensadas na memória, como o quilo é condensado, em grande parte, no fígado. Chardel definiu a memória como uma reação da inteligência sobre a sensibilidade. Transcendendo a inteligência condicionada e a memória, começa a ação do magista, que considera a memória, tão cara aos pedagogos atuais, como uma faculdade puramente passiva.

A digestão das idéias é muito mais complicada que a digestão dos alimentos. Ao que sente, segue-se a ação daquele que PENSA, ação muito mais elevada, característica exclusiva de seres humanos. "Ter idéias, disse Fabre d'Olivet, é sentir; ter pensamentos é criar". Ora, a meditação é o exercício do pensamento; é a origem do dom das faculdades remotas (ou latentes) do homem, inclusive o dom da profecia e o êxtase.
O desenvolvimento especial da memória não é absolutamente necessário ao exercício da meditação e a profecia, por exemplo, se desenvolverá mais provavelmente na alma de um pastor contemplativo da natureza que no espírito de um erudito carregado de diplomas e preconceitos. A instrução é um instrumento, um meio e, muitas vezes, um perigo quando incompleta; jamais um fim, exceto para o Ocidental que se autodenomina "um homem prático".
É pelo exercício progressivo da meditação que se chega, pouco a pouco, aodesenvolvimento das faculdadespsíquicas superiores, de onde derivam tês ordens de fenômenos que os autores antigos classificaram como: arroubo, êxtase e sonho profético. O <BARROUBO< B>decorre da meditação das coisas espirituais combinada com um ritmo respiratório caracterizado pela expiração voluntariamente retardada. O procedimento produz catalepsia do corpo físico e iluminação do corpo astral que pode entrar em contato telepático com o plano espiritual embora "permaneça no físico". O êxtase se manifesta exteriormente pelos mesmos fenômenos: catalepsia, olhar fixo, ritmo respiratório peculiar etc.) mas, neste estado, ocorre o deslocamento do corpo astral além da visão à distância. O sonho profético não se confunde com o sonho da psicologia da personalidade, que processa fatos, visões e idéias vividos e que ocuparam a mente durante um dia ou por longos períodos. O sonho profético independe, inclusive do estado de sono. É desencadeado por uma súbita iluminação da alma, um estado de consciência no qual há percepção do plano astral. Sobre < escreveu profético,>
Aquele que quizer ter sonhos divinos deve estar fisicamente disposto e preparado e não ter o cérebro sujeito a vapores nem o espírito às paixões; não deve cear neste dia nem beber coisa alguma que o possa atordoar. Que seu quarto esteja muito limpo e seja mesmo exorcisado e consagrado, queimando-se nele algum perfume. Sob o travesseiro, colocará uma figura sagrada e tendo invocado a divindade por meio de santas orações, o operador deve deitar-se com o pensamento fixo naquilo que quer saber; pois é assim que ele terá sonhos muito verdaderios e certos." PAPUS
Da mesma forma que os diversos processos que descrevemos aqui auxiliam o treino do que sente em nós, o exercício da meditação desenvolve rapidamente e com segurança o que pensa. Mas o que é preciso fazer para praticar a meditação? - perguntareis. Goethe, quando desejava penetrar um segredo da natureza relativo à anatomia, por exemplo, tomava o crânio de um animal qualquer e, sentando-se no jardim, contemplava longamente o objeto de suas investigações.