Os Guardiões da Terra Santa
por René Guénon


Entre as atribuições das ordens de cavalaria, e mais em particular dos Templários, umas das mais conhecidas, mas nem por isso em geral bem compreendidas, é a de "guardiões da Terra Santa". Seguramente, se nos prendermos ao sentido mais exterior, encontraremos uma explicação imediata desse fato na conexão existente entre a origem dessas ordens e as Cruzadas, pois, tanto para os cristãos, quanto para os judeus, parece que a "Terra Santa" nada mais designa que a Palestina. No entanto, á questão torna-se mais complexa quando se sabe que diversas organizações orientais, cujo caráter iniciático não pode ser colocado em dúvida, como os Assacis e os Drusos, receberam também o título de "guardiões da Terra Santa". Aqui, de fato, náo mais se trata da Palestina, mas é no entanto notável que essas organizações apresentem um grande número de traços comuns com as ordens de cavalaria ocidentais, com as quais algumas delas chegaram historicamente a estabelecer relações.
Cabe, assim, nos perguntarmos o que se deve entender, na realidade, por "Terra Santa", e ao que corresponde exatamente o papel de "guardiões", que parece ligado a um determinado gênero de iniciação, que se poderia denominar "cavaleiresco", desde que déssemos a esse termo uma extensão mais ampla do que se entende comumente, mas que as analogias existentes entre as diferentes formas bastam para legitimá-lo.
Já demonstramos em outras partes, em particular no estudo sobre O Rei do Mundo, que a expressão "Terra Santa" tem um certo número de sinônimos: "Terra Pura", "Terra dos Santos", "Terra dos Bemaventurados", "Terra dos Viventes", "Terra da Imortalidade", e que essas designações equivalentes são encontradas nas tradições de todos os povos. Essencialmente, elas sempre se aplicam a um centro espiritual, cuja localização numa determinada região pode, segundo o caso, ser entendida literal ou simbolicamente, ou nos dois sentidos ao mesmo tempo. Toda "Terra Santa" é também designada por expressões como "Centro do Mundo" ou "Coração do Mundo", o que exige algumas explicações, pois essas designações uniformes, ainda que diversamente aplicadas, poderiam com facilidade provocar certas confusões.
Se, por exemplo, considerarmos a tradição hebraica, veremos que se fala, no Sepher Yetsirah, do "Santo Palácio" ou "Palácio Interior", que é o verdadeiro "Centro do Mundo", no sentido cosmogônico do termo. Veremos também que o "Santo Palácio" tem sua imagem no mundo humano através da residência, num certo lugar, da Shekinah, que é a "presença real" da Divindade2. Para o povo de Israel, a residência da Shekinah era o Tabernáculo (Mishkan), que por essa razão era considerado como o "Coração do Mundo", pois consistia de fato no centro espiritual de sua própria tradição. Esse centro, aliás, não se encontrava de início num lugar fixo; quando se trata de um povo nômade, como era o caso, seu centro espiritual deve-se deslocar com ele, permanecendo contudo sempre o mesmo no decurso de tal deslocamento. "A residência da Shekinah, diz o Sr. Vulliaud, só foi fixada na época da construção do Templo, para o qual Davi tinha preparado ouro, prata e tudo o que era necessário para Salomão concluir a obra3. O Tabernáculo da Santidade de IHVH, a residência da Shekinah, é o Santo dos Santos que constitui o coração do Templo, que é por sua vez o centro de Sion (Jerusalém), como a santa Sion é o centro da Terra de Israel, como a Terra de Israel é o "centro do mundo"4. Pode-se notar que existe aí uma série de extensões dada de forma gradual à idéia de centro nas aplicações que são feitas sucessivamente, de modo que a denominação "Centro do Mundo" ou "Coração do Mundo" é finalmente estendida à Terra de Israel inteira, enquanto que esta é considerada como a "Terra Santa". E é preciso acrescentar que, sob o mesmo ponto de vista, ela recebe também, entre outras denominações, a de "Terra dos Viventes". Diz-se que a "Terra dos Viventes compreende sete terras", e o Sr. Vulliaud observa que "essa Terra é Canaã, na qual havia sete povos"5, o que é exato no sentido literal, ainda que uma interpretação simbólica seja também possível.
A expressão "Terra dos Viventes" é sinônima exata de "morada da imortalidade", que a liturgia católica aplica à morada celeste dos eleitos, representada, com efeito, pela Terra Prometida, visto que Israel, nela penetrando, devia ver o fim de suas tribulações. De um outro ponto de vista ainda, a Terra de Israel, enquanto centro espiritual, era uma imagem do Céu, pois, segundo a tradição judaica, "tudo o que fazem os israelitas sobre a terra é cumprido de acordo com os modelos do que se passa no mundo celeste6.

O que se diz aqui dos israelitas vale também para todos os povos possuidores de uma tradição verdadeiramente ortodoxa. De fato, o povo de Israel não é o único que assimilou seu país ao "Coração do Mundo" e que o viu como imagem do Céu, duas idéias que no fundo são idênticas. O uso do mesmo simbolismo é encontrado em outros povos que possuíam também uma "Terra Santa", isto é, uma região em que estava estabelecido um centro espiritual, que tinha para eles um papel comparável ao do Templo de Jerusalém para os hebreus. A esse respeito, ocorre com a "Terra Santa" o mesmo que se passa com o Omphalos, que era sempre a imagem visível do "Centro do Mundo" para o povo que habitava a região em que estava situado7.
O simbolismo em questão encontra-se em particular entre os antigos egípcios. De fato, segundo
Plutarco, "os egípcios dão à sua terra o nome de Chémia8, e a comparam ao coração"9. A explicação de
Plutarco para isso é bastante estranha: "Esse país, de fato, é quente, úmido, contido nas partes meridionais da
terra habitada, estendido para o sul, do mesmo modo que no corpo do homem o coração se estende à
esquerda", pois "os egípcios consideram o Oriente como a face do mundo, o norte como estando à direita, e o
sul à esquerda10. Tais similaridades são muito superficiais, e a verdadeira razão deve ser inteiramente outra,
pois a mesma comparação com o coração foi também aplicada a toda terra à qual se atribuía um caráter sagrado e "central" no sentido espiritual, independentemente de sua situação geográfica. Além disso, no próprio relato de Plutarco, o coração representava tanto o Egito, quanto o Céu: "Os egípcios", diz ele, "representam o Céu, que não poderia envelhecer por ser eterno, por um coração colocado sobre um braseiro, cuja chama lhe mantém o ardor"11. Desse modo, enquanto que o próprio coração é figurado por um vaso, aquele mesmo que as lendas da Idade Média ocidental designariam como o "Santo Graal", ele é por sua vez, simultaneamente, o hieróglifo do Egito é do Céu.
A conclusão que podemos extrair dessas considerações é que existem tantas "Terras Santas" particulares, quantas s~o as formas tradicionais regulares, pois elas representam os centros espirituais que
correspondem respectivamente a essas diferentes formas. E se o mesmo simbolismo se aplica de modo
uniforme a todas essas "Terras Santas", é porque os centros espirituais têm todos uma constituição análoga,
muitas vezes até em detalhes muito precisos, pois são igualmente imagens de um mesmo centro único e
supremo, o verdadeiro "Centro do Mundo", do qual recebem os atributos na medida em que participam de sua
natureza por uma comunicação direta, na qual reside a ortodoxia tradicional, e que o representam na verdade,
de um modo mais ou menos exterior, para tempos e lugares determinados. Em outros termos, existe uma
"Terra Santa" por excelência, que é o protótipo de todas as outras e o centro espiritual ao qual todas as demais
estão subordinadas; é a sede da tradição primordial da qual todas as tradições particulares derivaram para se
adaptarem às condições definidas de um povo ou de uma época. Essa "Terra Santa" por excelência é o "país
supremo", segundo o sentido do termo sânscrito Paradêsha, do qual os caldeus fizeram Pardes e os ocidentais, Paraíso. É, de fato, o "Paraíso Terrestre", ponto de partida de toda tradição, que tem em seu centro a fonte única da qual partem os quatro rios que correm para os quatro pontos cardeais12, e que é também a "morada da imortalidade", como é fácil notar se nos reportarmos aos primeiros capítulos do Gênesis13.
Não podemos voltar aqui a todas as questões referentes ao Centro Supremo e já tratados em outros momentos: sua conservação de modo mais ou menos oculto segundo os períodos, do começo ao fim do ciclo, isto é, desde o "Paraíso Terrestre" até a "Jerusalém Celeste", que representam as suas duas fases extremas; os múltiplos nomes sob os quais é designado, tais como Tula, Luz, Salém, Agartha; os diferentes símbolos que o representam, como a montanha, a caverna, a ilha e muitos outros, ainda, na maioria dos casos em relação imediata com o simbolismo do "Pólo" ou do "Eixo do Mundo". A essas representações poderíamos também acrescentar a cidade, a cidadela, o templo ou o palácio, conforme o aspecto particular pelo qual é considerado. Podemos ainda lembrar aqui o Templo de Salomão, que se relaciona diretamente com o nosso tema, a tríplice muralha, da qual falamos recentemente como representando a hierarquia iniciática de certos centros tradicionais14, e também o misterioso labirinto que, sob uma forma mais complexa refere-se a uma concepção similar, com a diferença de que neste coloca-se em evidência, principalmente, a idéia de um "encaminhamento" na direção do centro oculto15.
Devemos agora acrescentar que o simbolismo da "Terra Santa" tem um duplo sentido: quer esteja
relacionado ao Centro Supremo ou a um Centro subordinado, representa não só o próprio centro, mas
também, por uma associação muito natural, a tradição que dele emana ou que por ele é conservada, ou seja,
no primeiro caso a tradição primordial e, no segundo, uma certa forma tradicional particular16. Esse duplo
sentido é encontrado também de um modo muito claro no simbolismo do "Santo Graal", que é ao mesmo
tempo um vaso (grasale) e um livro (gradale ou graduale). Este último aspecto designa de modo evidente a
tradição, enquanto que o outro diz respeito mais diretamente ao estado que corresponde à posse efetiva dessa
tradição, ou seja, o "estado edênico" quando se trata da tradição primordial. Aquele que chegou a esse estado
está, por isso mesmo, reintegrado ao Pardes, de tal modo que se pode dizer que sua morada encontra-se, desde então, no "Centro do Mundo"17.
Não é sem motivo que estabelecemos aqui uma aproximação entre os dois simbolismo, pois sua estreita similaridade mostra que, quando se fala da "cavalaria do Santo Graal" ou dos "guardiões da Terra Santa", o que se deve entender por essas duas expressões é exatamente a mesma coisa. Restanos explicar, na medida do possível, no que consiste propriamente a função desses "guardiões", representados de modo particular pelos Templários18.
Para compreender bem do que se trata, é preciso distinguir entre os detentores da tradição, cuja função é conservá-la e transmiti-la, e os que recebem apenas em certo grau uma comunicação e, poderíamos dizer, uma participação.
Os primeiros, depositários e distribuidores da doutrina, ligam-se à fonte, que é exatamente o próprio centro; dali, a doutrina se comunica e se reparte hierarquicamente aos diversos graus iniciáticos, segundo as correntes representadas pelos diversos rios do Pardes, ou, se quisermos retomar a representação que estudamos recentemente, pelos canais que, indo do interior para o exterior, reúnem entre si as muralhas sucessivas, correspondentes a esses diferentes graus.
Nem todos que participam da tradição alcançam o mesmo grau e preenchem as mesmas funções. Poderíamos mesmo fazer uma distinção entre as duas coisas, que, embora geralmente se correspondam de um certo modo, não são contudo solidárias de forma estrita, pois pode ocorrer que um homem seja intelectualmente qualificado para atingir os graus mais elevados, mas não seja apto só por isso para preencher todas as funções na organização iniciática. Aqui, são apenas as funções que devemos considerar; e, desse ponto de vista, diremos que os "guardiões" se mantêm no limite do centro espiritual, tomado em seu sentido mais amplo, ou no espaço da terceira muralha, que separa o centro do "mundo exterior" e, ao mesmo tempo, o coloca em contato com este. Por conseguinte, os "guardiões" têm uma dupla função: de um lado, são exatamente os defensores da "Terra Santa", na medida em que impedem o acesso daqueles que não possuem as qualificações requeridas para nela penetrar, e constituem-se no que denominamos sua "cobertura exterior", ou seja, ocultam-na dos olhares profanos; por outro lado, asseguram também certas relações regulares com o exterior, tal como explicaremos a seguir.
É evidente que o papel de defensor, para falar na linguagem da tradição hindu é uma função dos chátrias, e, na verdade, toda iniciação "cavaleiresca" está essencialmente adaptada à natureza própria dos homens que pertencem à casta guerreira, ou seja, dos chátrias. Vêm daí as características especiais dessa iniciação, o simbolismo particular que adota e, principalmente, a intervenção de um elemento afetivo, designado explicitamente pelo termo "Amor". Já nos detivemos o suficiente neste assunto para não precisarmos insistir sobre ele19. Existe porém, no caso dos Templários, mais uma coisa para considerar: ainda que sua iniciação tenha sido essencialmente "cavaleiresca", tal como convinha à sua natureza e função, eles tinham um duplo caráter, ao mesmo tempo militar e religioso. E devia ser assim mesmo, pois eles estavam, como temos muitas razões para acreditar, entre os "guardiões" do Centro Supremo, onde a autoridade espiritual e o poder temporal estão reunidos em seu princípio comum, comunicando a marca dessa reunião a tudo o que lhe está diretamente ligado.
No mundo ocidental, em que o espiritual assume a forma especificamente religiosa, os verdadeiros "guardiões da Terra Santa", na medida em que tiveram uma existência de certo modo "oficial", deviam ser cavaleiros, mas cavaleiros que, ao mesmo tempo, seriam monges. E, de fato, os Templários foram exatamente isso.
Essas considerações nos levam a falar diretamente do segundo papel dos "guardiões" do Centro Supremo, papel que consiste, como dizíamos há pouco, em assegurar certas relações exteriores e, principalmente, podemos acrescentar, em manter a ligação entre a tradição primordial e as tradições secundárias e derivadas. Para que assim seja, é preciso haver, para cada forma tradicional, uma ou várias organizações constituídas dessa mesma forma, segundo todas as evidências, mas compostas de homens conscientes do que está além de todas as formas, ou seja, da doutrina única que é a fonte de todas as outras, em suma, da tradição primordial.
No mundo da tradição judaico-cristã, uma tal organização devia naturalmente tomar por símbolo o
Templo de Salomão; tendo este deixado de existir materialmente desde há muito tempo, só poderia ter então
uma significação ideal, como imagem do Centro Supremo, tal como o é todo centro espiritual subordinado. A própria etimologia do nome de Jerusalém indica de modo muito claro que ela é uma imagem visível da misteriosa Salém de Melquisedec. Se foi esse o caráter dos Templários, eles deviam, para cumprir o papel que lhes estava atribuído e que se referia a uma determinada tradição, a do Ocidente, permanecer ligados exteriormente à forma dessa tradição. Mas, ao mesmo tempo, a consciência interior da verdadeira unidade doutrinária devia torná-los capazes de se comunicarem com os representantes de outras tradições20: é o que explica suas relações com certas organizações orientais, e, sobretudo, como é natural, com aquelas que em outras partes desempenhavam um papel similar ao seu.

Por outro lado, pode-se compreender, nessas condições, que a destruição da ordem do Templo foi a causa da ruptura das relações regulares do Ocidente com o "Centro do Mundo", se bem que remonte ao século XIV o desvio que devia de forma inevitável resultar nessa ruptura, que foi acentuando-se gradualmente até a nossa época.
Isso não quer dizer, contudo, que toda conexão tenha-se rompido de uma só vez. Durante muito tempo as relações puderam, em certa medida, ser mantidas, só que de uma forma oculta, por intermédio de organizações como a Fede Santa ou os "Fiéis de Amor", como a "Massenie du SaintGraal" e, sem dúvida, muitas outras ainda, todas herdeiras do espírito da ordem do Templo, e na maior parte ligada a ela por uma filiação mais ou menos direta. Aqueles que conservaram esse espírito vivo, e que inspiraram essas organizações sem jamais se constituírem em qualquer agrupamento definido, foram denominados Rosacruzes, nome essencialmente simbólico. Mas chegou o dia em que os próprios Rosacruzes tiveram de deixar o Ocidente, pois as condições se tornaram tais que não puderam mais exercer sua ação e, diz-se, retiraram-se então para a Ásia, sendo reabsorvidos de algum modo pelo Centro Supremo, do qual eram como que uma emanação.
Para o mundo ocidental, não há mais "Terra Santa" para guardar, pois, desde então, perdeu-se o caminho que a ela conduzia. Por quanto tempo perdurará ainda essa situação? É possível esperar que a comunicação possa ser restabelecida mais cedo ou mais tarde? Essa é uma questão que não nos compete responder; além disso, não queremos arriscar qualquer predição. A solução só depende do próprio Ocidente, pois é apenas retornando às condições normais e reencontrando o espírito de sua própria tradição, se é que tal possibilidade ainda lhe resta, que poderá ver abrir-se de novo o caminho que leva ao "Centro do Mundo".
20 Isto se refere ao que se denominou simbolicamente o "dom das línguas"; sobre esse assunto, remetemos ao nosso artigo contido no número especial da Voile d'Isis consagrado aos Rosa-cruzes [cf. Aperçus sur l'Initiation, cap. XXXVII].

1 Publicado na revista Le Voile d'Ísis, ago-set.1929.
2 Ver nossos artigos sobre Le Coeur du Monde dans la Kabbale hébraï que e La Terre sainte et le Coeur du Monde, na Regnabit, Jul.-Ago. e Set-Out. 1926.
3 É bom notar que as expressões aqui empregadas evocam a aproximação muitas vezes estabelecida entre a construção do Templo, considerada em sua significação ideal, e a "Grande Obra" dos hermetistas. 4 La Kabbale, t. I, p. 509.
5 Ibid., t. II, p.116.
6 Ibid., t. I, p.501.
7 Ver nosso artigo sobre As Pedras-de-Raio.
8 Kêmi, na língua egípcia, significa "terra negra", designação que tem ainda equivalentes entre outros povos; dessa palavra veio alquimia (sendo al o artigo em árabe), que designava originariamente a ciência hermética, isto é, a ciência sacerdotal do Egito.
9 Isis et Osíris, 33; trad. Francesa de Mario Meunier, p. 116.

10 Ib., 32, p. 112. Na Índia, ao contrário, o sul é designado como o "lado da direita" (dakrishna); mas, apesar
das aparências, isso vem a dar no mesmo, pois entender que se trata do lado direito de quem está olhando
voltado para o Oriente, e é fácil imaginar o lado esquerdo do mundo como se estendendo à direita daquele que

o contempla, e vice-versa, tal como ocorre com duas pessoas colocadas uma frente à outra.
11 Isis et Osíris, 10, p. 49. Podemos notar que esse símbolo, com a significação que lhe foi dada aqui, parece ser comparável ao da Fênix.
12 Essa fonte é idêntica à "fonte do ensinamento", à qual tivemos anteriormente ocasião de fazer, aqui mesmo, diversas referências.
13 É por isso que a "fonte do ensinamento" é ao mesmo tempo a "fonte da juventude" (fons juventis), pois quem dela bebe está liberado da condição temporal; ela está ainda situada ao pé da "Árvore da Vida" (ver nosso estudo sobre La Language secret de Dante e des "Fidèlis d'Amour" na Voile d'Ísis, fev. 1929) e suas águas se identificam evidentemente ao "elixir da longa vida" dos hermetistas (tendo aqui a idéia de "longevidade" a mesma significação que nas tradições orientais) ou à "bebida da imortalidade", encontrada em todos os lugares sob diferentes nomes.
14 Ver nosso artigo [cap.10] sobre A Tríplice Muralha Druídica; assinalamos aí a relação dessa representação, sob as formas circular e quadrada, com o simbolismo do "Paraíso Terrestre" e da "Jerusalém Celeste".
15 O labirinto cretense era o palácio de Minos, nome idêntico a Manu, que também designa o legislador primordial. Por outro lado, pode-se compreender, pelo que dissemos aqui, a razão pelo qual o percurso do labirinto traçado sobre o pavimento de certas igrejas da Idade Média era visto como substituto da peregrinação à Terra Santa por todos aqueles que não podiam realizá-la. É preciso lembrar que a peregrinação é uma das imagens da iniciação, de modo que a "peregrinação à Terra Santa"é, no sentido esotérico, a mesma coisa que a "procura da Palavra Perdida" ou a "demanda do Santo Graal".
16 Analogicamente, do ponto de vista cosmogônico, o "Centro do Mundo" é o ponto original em que é proferido o Verbo Criador, assim como o próprio Verbo.
17 É importante recordar, a esse respeito, que em todas as tradições os lugares simbolizam essencialmente estados. Por outro lado, poderemos notar que existe um parentesco evidente entre o simbolismo do vaso ou do cálice e o da fonte que examinávamos mais acima; vimos também que, entre os egípcios, o vaso era o hieróglifo do coração, centro vital do ser. Relembremos, enfim, o que já dissemos em outras ocasiões a respeito do vinho como substituto do soma védico e como símbolo da doutrina oculta. Em tudo isso, de uma forma ou de outra, trata-se sempre de uma "bebida da imortalidade" e da restauração do "estado primordial".
18 Saint-Yves d'Alveydre emprega, para designar os "guardiões"do Centro Supremo, a expressão "Templários da Agarttha". As considerações que expomos aqui permitirão ver a exatidão desse termo, do qual ele próprio talvez não tenha percebido plenamente toda a significação.
19 Ver Le Langage secret de Dante et des "Fidèlis d'Amour", na Voile d'Isis, fev. 1929.