GUERREIRO, OS TEMPLÁRIOS E O
CAVALEIRO MARTINISTA
Monte Cristo S:::I::: CBCS


Nos meses de Setembro ocorrem os equinócio. O equinócio é o instante em que o Sol, passando de um hemisfério ao outro, encontra-se perpendicularmente sobre o equador, o que ocorre duas vezes por ano, em torno do dia 24 de março, quando o Sol retorna ao hemisfério boreal, e em torno de 22 de setembro, quando retorna ao hemisfério austral

Esta data marca um ponto anual de equilíbrio perfeito entre o dia e a noite. Neste momento, o ir e vir, são vistos como um único movimento; as dualidades, os opostos e as diversidades são dispersadas e trazidas ao equilíbrio, é o momento de trilhar as profundezas de nosso ser para encontrar a verdadeira amplitude da Alma. Depois deste equilíbrio teremos dois acontecimentos importantes e dignos de citação.

De acordo com o calendário Cristão estaremos, dia 29 de Setembro, celebrando a festa de São Miguel Arcanjo. Tanto o Martinismo quanto o Martinezismo não estão ligados a nenhuma religião , elas não são sectárias e defendem a liberdade de escolha religiosa de seus membros, porém não pode negar sua raiz Cristã, o Martinismo é fundamentalmente uma escola de cavalheirismo moral, com base essencialmente na mística Cristã e como tal deve observar a tradição popular e tirar dela algumas lições que nos sejam úteis para a saída da floresta dos erros.O Martinezismo é a aplicação Martinista na visão Maçônica.

Segundo a tradição, São Miguel Arcanjo é o guerreiro angélico e sua espada flamejante de dois gumes defende a Luz na grande e eterna batalha contra o poder das trevas. São Miguel o Arcanjo sustenta simbolicamente um dos quatro pilares do universo em equilíbrio e corta, implacavelmente, todo o caminho que leva às trevas. Ele é o esclarecedor, o invencível líder das Hostes Celestiais.

Inegavelmente podemos absorver desta descrição do Arcanjo o trabalho desenvolvido pelos Martinistas , senão vejamos : O Martinista é o guerreiro do caminho da vontade, entre o destino, por vezes cego, e a Divina Providência, ele é também o andarilho do caminho do meio, a estreita estrada entre o abismo fatal e a montanha inacessível, neste sentido ele busca o equilíbrio entre as forças e luta pelo domínio da Luz sobre as trevas da ignorância , do fanatismo e do materialismo medíocre. Podemos aproveitar o dia 29 de Setembro para uma profunda meditação sobre nossos trabalhos , nossas obrigações e deveres.

Posteriormente no dia 13 de Outubro, quando se usa vermelho para os mártires e preto para os réquiem, comemora-se o dia do martírio dos Templários, devemos nesta data lembrar alguns dos vários nobres cavaleiros que sustentaram a Luz do conhecimento durante as trevas da Idade Média, lembramos que o verdadeiro cavalheirismo é a pura conquista do buscador sincero e persistente, com sua vida dedicada

Á Glória do Grande Arquiteto do Universo. A caridade e a bravura são importantes, mas para se obter a plena consciência dos objetivos mais importantes da vida ele também deve ser um guerreiro, para ser capaz de superar seus próprios limites , lutar contra as diversidades e compreender o sentido oculto que o Cálice Sagrado representa. O cavaleiro das Verdades Eternas deve então compreender a constituição física do Homem e do Universo representados em seu símbolo maior .

HOME