O CORAÇÃO
Irmão Tomas de Aquino SI


 

Nos ensina a Tradição Primordial, duas grande verdades: 1º o Homem é o Microcosmo, reflexo do Macrocosmo , e , 2º que assim como é encima é embaixo, e assim como é embaixo é encima. Através delas, podemos realizar um pequeno ensaio utilizando uma parte do Microcosmo, O Coração. O coração possui quatro cavidades o que lhe desenha uma cruz em seu interior; possui também uma cavidade muito pequena em seu centro , a qual podemos relacionar com o Altar no centro da cruz. E como utilizarmos essas informações?

O trabalho do coração é o de bombear o sangue através do nosso corpo levando a vida para todas as células. O trabalho do Altar é conduzirmos pelos labirintos da evolução nos levando para a reintegração.

O coração recebe por um lado o sangue impuro," morto", e o conduz à purificação, repleto de vida ( de energia vital).

O Altar nos conduz por caminhos onde vamos deixando para traz nossas impurezas através do aprendizado da adversidade com auxílio da liberdade e da Sabedoria e vamos nos transformando em Mestres de nós mesmos.
No Cristianismo, através do processo de crucificação, O Cristo, retirou os pecados do mundo, ou seja, retirou o véu da ignorância que cobria o homem .A geração dos seres em Sua Fonte Divina é pura; em sua jornada pela matéria ela adquire a impureza, porém, sua Recordação da Fonte Pura faz com que eles a busquem para se purificar novamente, Como nos diz sabiamente Ezequiel "as criaturas vão e voltam ,e se humilham Diante De Seu Trono".

Algumas escolas esotéricas, através do simbolismo das colunas, nos dão o azul no lado esquerdo de quem olha e o vermelho do lado direito ( outras usam o preto e o branco ) ; O azul é o sangue venoso, carregado de gás carbônico e o vermelho é o sangue puro carregado de energia vital, no centro, a CRUZ.


TERRA FOGO

AR ÁGUA


Se possuirmos o conhecimento sobre esses elementos, conseguiremos compreender perfeitamente o que se passa com o sangue dentro do coração. Outro ponto a se destacar é o de como o coração pulsa. De onde vem o impulso que o Mantém em atividade ? Este impulso vem da energia nervosa distribuída ao nosso corpo através do sistema nervoso autônomo . Sendo este S.N.A ligado ao nosso subconsciente Podemos ligar nosso coração à Consciência Universal . Tudo tem ritmo, tudo é um Grande pulsar.

Segundo Platão, a grande iniciação é o Amor, este é o que faz evoluir conforme as Palavras do Cristo. Para encerrar este ensaio sobre o coração, podemos relacionar as quatro cavidades Do coração com a Santa Tetrakties e ver aí, através dos ensinamentos de Pitágoras , O Todo.


HOME