A Oração

Louis Claude De Saint-Martin


Oh, Homem, assegure a sublimidade e a extensão de seus privilégios! O universo sofre; a alma do homem esta no leito do sofrimento. O coração de Deus espera que você dê acesso ao Seu Verbo no Universo e na Alma do Homem. Logo, você tem o poder de dar repouso ao Universo, a Alma do Homem e ao Coração de Deus.

Oh, Homem, você não escuta como todos pedem a ti o repouso; como imploram a ti para que não negue este repouso; como dirigem a ti esta tocante suplica:

"Diga uma só palavra e minha alma será curada!" Uma oração que você deveria ter continuamente em sua boca, dirigida a Ele que foi o primeiro a estender seus braços para te ajudar em tua aflição.

Oh, Homem, diga então esta palavra! Você não terá o seu próprio repouso enquanto não pronunciá-la. Não deixe mais que o coração do homem permaneça fechado em seu frio confinamento; faça com que o centro da alma humana se abra. Tal é a sua grandeza, que o repouso de todas as regiões está ligado com o próprio repouso e glória da alma. Por este intermédio, o homem não só é colocado como o soberano e administrador das obras de Deus, mas também constituído e estabelecido pela eterna caridade Divina; o seu ardor e o seu amor podem se tornar o compasso do amor e ardor do Poder Eterno; que seu coração possa, de alguma forma, se tornar o Deus de teu Deus.

Porém, se seu coração pode, de certa forma, ser aqui em baixo o Deus de teu Deus, imagine as conseqüências caso você pare! O Homem não pode parar um instante a sua obra sublime, sem que tudo o mais sofra com a sua preguiça e indolência!

Oh, Homem, respeite o seu trabalho! Deixe o seu Ministério sagrado ser a tua glória; mas estremeça! Você é encarregado pela harmonia da natureza, pelo repouso das almas de seus semelhantes e pelas inefáveis alegrias Daquele que É, e cujo nome é SEMPRE.

É verdade que a oração do homem não é menos necessária para a felicidade das criaturas do que o movimento é necessário para a existência do universo. Contudo, esta oração possui dois momentos: um deve ser empregado em atingir nossos postos, o outro em cumprir seus deveres: nenhum deles deve conhecer um só momento de suspensão.

O Homem não deve repousar mais do que o Próprio Deus. O repouso do Homem se torna até mesmo uma oração, quando tem o cuidado de orar virtualmente antes de repousar. A ação de Deus e a ação do Homem, estão unidas e devem sempre ser simultânea. O Homem é espírito, Deus é espírito; O Homem tem o poder de dizer a Deus: Nós dois somos espírito: permita que nossa ação seja coordenada! O Homem pode, sob os olhos de Deus, influir na oscilação do pêndulo que regula os movimentos das diferentes regiões do ser; ele é designado a dirigi-lo.

HOME