O REGIME RETIFICADO E SEUS CONVENTOS


O Regime Retificado que é o legitimo representante do Willermorzismo, está definitivamente instalado no Brasil com oficinas maçônicas simbólicas e filosóficas, e esta é uma noticia auspiciosa para todos os Martinistas e Martinezistas.

Este é o motivo pela qual o Site Hermanubis tem incorporado vários artigos sobre o Regime Retificado em seus arquivos, isto irá auxiliar os buscadores a obter mais informações e material para pesquisa, nesta atualização por exemplo estará disponível a primeira parte do livro "O Homem-Deus" de Jean Babtist Willermoz

Neste artigo em especial iremos retomar o assunto dos conventos realizados por Jean Babtist Willermoz, que foram fundamentais para a solidificação do pensamento Maçônico voltado ao Cristianismo.

Em 12 de agosto de 1778, Willermoz anunciou o Convento de Gaules, realizado em Lyon entre 25 e 27 de Dezembro do mesmo ano. Esse convento tinha como objetivo apurar o sistema escocês e separar algumas influencias negativas incorporadas no sistema. Sob a influência das mentes mais esclarecidas de toda a Europa, Willermoz e seus seguidores promoveram nesta reunião a primeira condenação as ações de grupos internos focados em atitudes menos elevadas, levadas a termo em silêncio conspiratório dentro de certas oficinas. O resultado dos trabalhos desse convento está contido no Novo Código das Lojas Retificadas da França, cuja cópia pode ser encontrada no Hemanubis, estes trabalhos foram publicado em 1779.

Para se compreender o grande esforço realizado no sentido da união dos maçons, é necessário lembrar que o mundo maçônico estava em plena anarquia, e haviam uma série de ações voltadas a regularizar e organizar a fraternidade, como por exemplo o Barão de Tchoudy e o Rito Adonhiramita e é claro Willermoz e a Estrita Observância Templária.

Como conta a História o Grande Oriente da França foi fundado em 1772 graças à uma manobra política executado por Lacorne e seus seguidores, dirigidos ocultamente pelos ativistas Templários. Estes, após terem estabelecido o Capítulo de Clermont, foram transformados em 1760 em Conselho dos Imperadores do Oriente e do Ocidente; em 1762, em Cavaleiros do Oriente, entrando, finalmente, no Grande Oriente através de Lacorne.

Graças à sua influência, o sistema de lojas foi profundamente modificado; em todos os lugares, realizando eleições de seus oficiais, substituiu a antiga unidade e autoridade hierárquica.

Com a desordem causada em todas as partes por essa revolução, os "Martinistas" ( vale lembrar que o Martinismo como o conhecemos hoje no sistema de "Ordens" somente foi criado no inicio do século 20 pelas mãos de Papus e Chamboseau) intervieram para trazer a todos a reconciliação. Eis a razão desse primeiro convento de 1778 e de seus esforços para impedir as dilapidações financeiras e morais que se faziam em toda a parte.


Encorajado por esse primeiro sucesso, Willermoz convocou, a partir do dia 9 de setembro de 1780, "todas as grandes lojas escocesas da Europa ao Convento de Wilhemsbad, perto de Hanau" . O Convento de Wilhemsbad foi aberto em uma terça-feira, no dia 16 de julho de 1782, sob a presidência de Ferdinand de Brunswick, um dos chefes do Iluminismo Internacional. Desse convento saiu a Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa de Jerusalém e uma nova condenação do sistema Templário contaminado por idéias individuais e sem compromisso com as tradições centenárias.


Como podemos concluir o Willermozismo tendeu sempre ao agrupamento de fraternidades iniciáticas, à constituição de coletividades de iniciados dirigidas por centros ativos religados ao Iluminismo. Portanto está equivocado quem pensa que Willermoz tenha abandonado as idéias de seus mestres; pensar isso é conhecer mal seu caráter elevado. Sempre até a morte, ele pretendeu estabelecer na Maçonaria idéias e conceitos sólidos, dando como objetivo a seus membros a prática da virtude e da caridade; mas sempre procurou fazer das oficinas e dos capítulos, verdadeiros centros de seleção para os grupos mais fechados e mais comprometidos com o ideal Iluminista .

A primeira parte de sua obra era clara, a segunda oculta; é por isso que as pessoas mal informadas podem não ver Willermoz sob sua verdadeira personalidade.

Após a tormenta revolucionária, tendo inclusive seu irmão Jacques Willermoz guilhotinado, com todos os seus iniciados, havendo ele próprio escapado por milagre da mesma sorte, assim como Saint Martin, foi ainda ele quem reconstituiu na França a Franco-Maçonaria espiritualista, graças aos rituais que pôde salvar do desastre.

Hoje a elevadíssima obra espiritual de Saint Martin tornou-se bastante conhecida e citada em todo o mundo, nosso Venerável Mestre está por fim reconduzido ao seu lugar de direito junto aos maiores pensadores, filósofos e teólogos da história humana, precisamos agora trazer ao mesmo nível tanto Jean Batist Willermoz quanto Martinez de Pasqually, aí sim teremos nossa missão como propagadores do conhecimento e da Luz, finalizado para estes tempos.

 

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